Xaxim é iludida com um desenvolvimento falso há décadas

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/11/2017 09:59 - Atualizado em 13/11/2017 09:59
Tamanho da fonte: A A
Foto: Fernando Fiorentin Foto: Fernando Fiorentin

A inauguração da Alfa, com seu projeto arrojado, arquitetura moderna, com toda a tecnologia ambiental ali empregada, abrindo também aos domingos, feriados e escancarando as portas para o futuro, buscando novos diálogos, seguimento e orientação vocacional de sua economia, precisa levar em conta que, a internet e suas redes sociais têm um papel importante que, usada de modo errado, vai influenciar muito para cegar de vez os passos a serem dados.

A expansão da internet, que aumentou o conteúdo de pesquisa para fortalecer a comunicação teria, em tese, que fortalecer o cidadão, dando a ele a direção mais limpa para fazer com que a notícia, rápida e instantânea, ganhasse a velocidade necessária, ganhando peso na formação de uma sociedade melhor, inteligente e voltada à justiça.

Mas ao contrário do que se vê, uma chuva de mentiras e enganações que chegam como represa às pessoas, via redes sociais, principalmente o WhatsApp, faz sim as pessoas se tornarem mais patetas, tolas, cegas, intolerantes e violentas. A informação falsa tem este papel de produzir, em segundo, a indignação de toda a sociedade.

Esta expansão trouxe apenas pontos positivos para a área, mas foi nociva para um Brasil onde a educação, pobre em conteúdo e fraca no método, cria a expectativa de que, tudo o que sai nas redes sociais, é verdade. A exigência da instantaneidade está deixando a sociedade confusa pelo fato de ter aumentado a divulgação de notícias falsas como se fossem verdadeiras, e pior, tem até membros do jornalismo sendo cativados inocentemente para este tipo de notícia suja.

As redações estão cada vez mais enxutas e os profissionais da área perdem noites de sono com medo das crescentes demissões. O LÊ NOTÍCIAS é testemunha disso porque, revendo seu tamanho diante da crescente mídia eletrônica, também diminuiu em seus profissionais e, aos poucos, vai migrando para a informação eletrônica.

A apuração, por ser entregue a quem não tem poder de construção de uma informação eficiente pode, de forma mal feita, sem a leitura plena de um acontecimento, ter efeito nocivo e equivocado à sociedade no fluxo de informações.

Xaxim tem vivido isso permanentemente. Fazem notícias falsas, como foi na campa há eleitoral, criando todo tipo de teatro imundo, sujo e vergonhoso, para mudar a rota do eleitor. Uma informação com pouco conteúdo pode ter influência plena e, jogada na rede somente para gerar tumulto e cegueira aos sem raciocínios, gera sim uma sociedade tola e usada. Xaxim precisa rever seu rumo. Em tudo inclusive.

Mudar de vez, enxergar as coisas, ver que está presa, enganada pelas faltas ideias de que está se desenvolvimento, que está indo para a frente. A presença pública é uma coisa, fazendo a paetê que lhe cabe. Mas está na sociedade a reivindicação do que lhe é melhor. Hoje, como se apresenta, está parada no tempo há décadas. Justamente porque acredita em tudo que lhe oferecem. Uma pena.


Tags:
Xaxim
Rua Rui Barbosa, 328 - Centro
Xaxim/SC. CEP 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 8504-6814