Transparência

Por: João Lamarque de Almeida
30/05/2017 09:39 - Atualizado em 30/05/2017 09:39
Tamanho da fonte: A A

Você sabe que no Brasil existe uma norma chamada Lei da Transparência? É a Lei 12,527/2011. Todos os órgãos da Administração Direta ou Indireta, como o Judiciário, o Ministério Público e as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos para realização de ações de interesse público se sujeitam à disponibilização, à qualquer cidadão, das contas públicas e da aplicação dos recursos. A partir da publicação desta Lei, vários órgãos criaram portais de transparência com o objetivo de divulgar a gestão pública financeira desenvolvida em seu âmbito. Esta é uma importante ferramenta de controle disposta na mão do cidadão, que pode questionar ou denunciar aos órgãos de controle a má administração de recursos.

Doe vida

A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, além de ajudar a salvar vidas. Par doar, basta estar em boas condições de saúde; pesar, no mínimo, 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tem há sido feita até os 60 anos); estar descansado e alimentado. A partir dos 16 anos, os jovens podem doar com autorização dos responsáveis. Resfriados, anemia, gravidez, amamentação, ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem e piercing realizados nos últimos 12 meses impedem a doação temporariamente. Em alguns casos, a proibição de doar é definitiva, como evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (hepatites, Aids e doenças de Chagas); uso de drogas ilícitas injetáveis ou paciente que recebeu enxerto.

Deus confia em nós

O Senhor não dá a todos as mesmas coisas e no mesmo modo: conhece cada um de nós pessoalmente e nos confia aquilo que é certo para nós; mas em todos, em todos há algo de igual: a mesma, imensa confiança. Deus confia em nós, Deus tem esperança em nós. E isto é o mesmo para todos. Não nos deixemos enganar pelo medo, mas vamos retribuir confiança com confiança. A Virgem Maria encarna esta atitude no modo mais belo e mais pleno. Ela recebeu e acolheu o dom mais sublime, Jesus em pessoa, e à volta o ofereceu à humanidade com coração generoso. A ela peçamos para nos ajudar a sermos “servos bons e fieis” para participar “da alegria do nosso Senhor Jesus Cristo”.

PENSAMENTO

“Com a fé, vejo mistérios; sem a fé, vejo absurdos”. (Blaise Pascal)


Seletivo Unochapecó
Rua Rui Barbosa, 328 - Centro
Xaxim/SC. CEP 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 8504-6814