A longevidade

Por: João Lamarque de Almeida
11/04/2017 09:01 - Atualizado em 11/04/2017 09:01
Tamanho da fonte: A A

A biocronia é a parte médica que estuda a duração da existência, que pode ser longa ou curta, No primeiro caso, chama-se longevidade. A longevidade é um fenômeno que a ciência não conseguiu, até hoje, explicar devidamente. Atribuem-na a diversos fatores psicológicos, uns fisiológicos, outros com raízes até na hereditariedade. Conhecem-se vários casos de macrobia, uns reais, outros lendários, oriundos de mera superstição ou indevida apreciação na contagem do tempo. Moisés morreu com 120 anos, o que, aliás, não é muita vantagem; aqui mesmo no Brasil já morreu e ainda vive gente com mais idade. A Condessa de Desmond morreu com 148 anos, a maior idade humana que realmente merece crédito. Noé viveu 950 e um pouco mais do que ele, Matusalém, com 969 anos. Mas aí a idade deve-se contar por períodos e não por anos.

Educação na era digital

Cada vez mais ouvimos pais e educadores questionarem sobre os rumos da educação nos temos de hoje. O uso da internet trouxe um novo modelo de comunicação entre as crianças e os jovens, levando as famílias e as escolas a se adaptarem aos novos tempos. Os computadores e os celulares, em casa e na sala de aula, já se tornam imprescindíveis. As mídias sociais já são os recursos maus utilizados para os pais e professores se comunicarem com filhos e alunos. Sem dúvida, a rede veio para ficar, facilitar e democratizar o acesso à comunicação e à informação. No entanto, é preciso refletir: Como orientar o uso da internet de forma educativa e construtiva? Nós, educadores, estamos sabendo utilizar novos meios de comunicação da melhor forma?

Voltar para casa

Uma das sensações mais gostosas que podemos ter é quando após uma ou duas semanas de férias bate uma saudade de casa. Para quem teve e tem uma casa acolhedora, com uma família acolhedora, dá saudade do cheio do lençol, do jeito do banheiro e do travesseiro. Passear é gostoso, entrar em férias, viajar, mas a casa da gente, quando significa um local de acolhimento, de cuidado, de proteção, é muito atraente. A minha casa é limpa o bastante para ser saudável e seja o bastante para ser feliz. O que quis dizer com isso? Que uma casa que está o tempo todo absolutamente limpa é uma casa que não é usada. O uso mancha, mas depois limpamos.


“Quem não sabe a verdade é simplesmente um cretino. Mas quem a sabe e diz que ela é mentira, esse é um criminoso”. (Galilei).


Rua Rui Barbosa, 328 - Centro
Xaxim/SC. CEP 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 8504-6814