Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - 2

Editorial | LÊ NOTÍCIAS que mudou o jornalismo para melhor

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/05/2019 09:34
Arquivo/LÊ Primeira edição do LÊ, publicado no dia 06 de maio de 2010 Primeira edição do LÊ, publicado no dia 06 de maio de 2010

Ao comemorar hoje nove anos de editorial, aliás único jornal de SC, à exceção do Grupo NSC e antiga RBS que, do mesmo modo, escreve o que pensa em sua editoria, o LÊ NOTÍCIAS mudou a forma como traçar a linha jornalística.

Saindo de Chapecó onde havia três jornais diários, os empresários proprietários decidiram que, ao contrário de concorrer com estes veículos, numa guerra incansável pela busca publicitária, decidiu por morar Xaxim para desbravar o jornalismo que, claro, não existia. Os desafios de fazer um jornal com características estaduais, como assim foi feito, mudou a razão e despertou na sociedade, então carente, um modelo arrojado, inteligente, visionário e essencialmente profissional.
Várias editorias, com farto material produzido, foram levadas ao leitor. Jornalismo de valor, capricho de raciocínio, provocação de temas relevantes de cunho político que contribuíram com a mobilização de toda a sociedade. O LÊ NOTÍCIAS acompanhou o tempo real das entidades envolvidas, sessões da sociedade, vanguarda nos debates.
Nenhum veículo, de todo o grande Oeste, de Lages para Dionísio Cerqueira, chegou à ousadia jornalística como o LÊ. Esta forma de jornalismo, com informações de cunho político privilegiado, com raízes em Florianópolis e Brasília, profissionais com abertura e apostas profissionais, mostrou o novo rumo político do Estado e do País.
O editor-chefe do LÊ é um quadro respeitado em SC e Brasília pela forma como escreve, participa e raciocina na linha política do Estado. Tem um leque, em todos os municípios, de leitores que acompanham a coluna online. Esta forma de levar raciocínio político às forças de discussão, colocou Xaxim na rota do respeito e do debate.
E o LÊ sente-se honrado em estar presente em Xaxim e, por sua força editorial, é respeitado nos setores de discussão do Estado. Quando afirma que, as notícias que leem, são produzidas em Xaxim. Talvez, por serem radicais em pensamentos que não acompanharam a evolução do debate, alguns do município não aceitam a linha editorial do jornal. Por que isso? Não estão acostumados com a modernidade do debate.
Mas mesmo assim, batendo de frente com pensamentos atrasados, que diminuem o tamanho da importância e dos desafios, o LÊ continua presente em Xaxim e completa nove anos de atuação. E apresenta uma saída para o futuro.
Deseja que as lideranças se atualizem, que busquem a luz dos novos tempos e comungue com rumos de desenvolvimento, fortalecimento da Educação para que, de posse de conhecimento, dê pulos consagradores em busca de um futuro de riqueza cultural, instrumento de libertação de peças antigas e enferrujadas.
O LÊ sente-se feliz de contribuir com estes desafios e agradece ao leitor, o principal objetivo, para que faça-se protagonista do dia de amanhã. Grupos se alinham em partidos entendendo que, vencendo a eleição, muda os rumos. Não muda.
O que muda uma sociedade é o conhecimento, a cultura e cidadãos tolerantes, ricos em ideais, formado em valores de respeito, luz de desafios e compromissos com as pessoas simples. Distribuir oportunidades e diminuir a sangria nas periferias.
O LÊ será sempre parceiro, âncora pela busca do melhor caminho. Se entender que determinado grupo, ao contrário de ter a valentia de seguir os riscos de construção de vias para que todos possam usufruir da municipalidade, vai denunciar em suas editorias e, destemido, não baixa a cabeça. O tempo é de seguir em frente.
O jornal LÊ NOTÍCIAS vai seguir em frente e buscar a lógica da maioria. A mesma que clama por justiça e direitos esquecidos. E o vai fazer com transparência e luminosidade. Sem se esconder ou temer consequências. Foi assim a última eleição em que, abertamente, mostrou quem não tinha compromisso com a verdade e com os desafios do futuro. Se for preciso, vai fazer de novo.
No ano que vem, em tempos de eleição, o jornal vai fazer 10 anos. Será um prazer estar ao seu lado. Quem lê o , pelo conteúdo que tem, fica sempre mais inteligente. Jornalismo é para isso.


Brasão

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025