Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - 2

Editorial | Frango Chef precisa ter um viés melhor

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/07/2019 14:48

O lançamento da tradicional da festa que era realizada na metade do ano, agora será em setembro. Os programadores lançaram o evento no início da semana sem alterar o que precisa ser estudado para dar ganhos melhores e agregar valor à festa.

O Frango Chef é uma grande sacada. Tem participação das pessoas, mas sempre feito à noite, tira o agricultor do evento. Justifica fazer a festa ao meio-dia, no meio da praça, com shows, valorizando o comércio e atraindo as famílias do interior para viver a cidade.

Não tem sentido que a festa, muito produzida, seja feita em horários em que o agricultor tem para descansar. Eles, todos os dias, levantam cedo para cuidar do dia a dia e dormem no máximo às 20h ou 21h. Costume, sabem que no dia seguinte precisam acordar de madrugada.

A Praça Frei Bruno é um lugar grandioso para ser feito o evento. Tudo gira neste lugar que, de vez em quando, é utilizado para aniversário da cidade, um evento outro e o Papai Noel em dezembro.

Com um espaço tão grande e formidável, é feito sempre nas dependências da Igreja. Poderia ser feito, como em Marema, utilizado para valorizar tudo em favor das pessoas que desejam ir no Frango Chef.

Prefeito de Marema, Adilson Barella, e sua equipe, deu um espetáculo de organização nos três dias da Festa da Polenta. Sem burocracia e com decisões rápidas, casou todas as intenções e fez valer o programa inteiro. Não somente levou os agricultores para participarem, mas fortaleceu o modesto comércio local. Todos saíram felizes sem os absurdos dos custos destas feiras de cidades de médio porte.

A exemplo do que foi em Marema, com excelentes resultados, Xaxim pode tranquilamente fazer nos moldes do possível. Não tem porque fazer o Frango Chef em um lugar fechado que prejudica o comércio local. Não tem porque fazer à noite quando se pode fazer durante o dia.

O governo, que tem pessoas qualificadas, pode dar um outro caminho à festa e agregar valor.

Todos querem que dê certo e que a participação seja alta, com alegria e satisfação para todos quando a combinação entre horário, lazer e contingência, faz todos ganharem ao mesmo tempo. A praça, uma das mais bonitas do Oeste, não tem um uso inteligente como deveria. Xaxim tem um grande potencial, mas utiliza pouco sua energia.

A Aciax é uma entidade que deve dar demonstração de empreendedorismo com a modificação do curso desta oportunidade. O presidente e seus diretores, ligados à pessoa do prefeito Lírio Dagort e do vice Adriano Bortolanza, têm condições plenas de montar uma extraordinária festa com a participação maciça das pessoas. Talvez possam falar que não é a ideia e intenção do Frango Chef para justificar a troca de horário e para fazer na praça.

A Oktoberfest, quando iniciou, foi em um lugar com ideias e intenções particulares. Hoje é a maior das Américas. Perde apenas para a alemã. Se o Frango Chef, com edições já falhadas, dar passos importantes, não há dúvidas que irá virar uma referência no Oeste. Mas é preciso fazer agora, já, neste momento.

A ideia de deixar para ser reorganizada somente no que vem, é uma furada. Tem que ser tomada posição agora nesta edição. Todos vão gostar. É só dar o primeiro passo para tal conquista.

Brasão

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025