Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - Sua Causa 2

Editorial | Jornalismo em favor da cidadania

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/10/2019 17:49 - Atualizado em 02/10/2019 17:52

Parado por 60 dias para ter um norte de seu novo modelo de comunicação, o Lê NOTÍCIAS passou por uma excelente renovação no layout para poder apresentar ao leitor algo significativo no mundo da informação mais envolvida com a sociedade. O que custa mais caro para o leitor, que recebe todos os dias um mundo estratosférico de mentiras nas redes sociais ou um jornal com o respeito estadualizado que tem, não somente influência e credibilidade, mas capacidade de interpretar o que o momento está dizendo?

O chamado fake news coloca toda a sociedade em polvorosa. A fomentação de notícias falsas, que tem o objetivo de tirar o cidadão do foco, é justamente o momento delicado que todos estamos passando. Por que isso?

Vivemos em uma sociedade com educação e cultura em níveis desrespeitados no mundo. O que se sabe, e isso é um caminho a ser perseguido, é que o Jornalismo tem, mais que apenas informar, justificar o cidadão a encontrar um caminho de libertação de sua falta de conhecimento mínimo. O que é conhecimento mínimo?

É aquele em que tenha noções de sua real necessidade cidadã. De posse desta informação, ele toma decisões mais corretas de escolhas e renúncias. Ele vive, quando tem conhecimento das coisas, de suas próprias escolhas em tudo. Inclusive em acreditar ou não em matérias falsas que recebe a cada segundo pelas redes sociais.

O LN voltou maior e com conteúdo nos moldes que sempre defendeu, mas com capacidade de levar mais realismo, credibilidade e discussões em torno de temas que precisam de atenção. Um deles, com referência as eleições do ano que vem, é dimensionar os interesses que tem em fiscalização, elegendo vereadores com qualidade e, na execução, prefeitos que atendam as necessidade de sua gente.

Vale acreditar nas boas notícias e dar a ela a credibilidade que precisa para chegar ao mundo que todos desejam. Linguagem simples e direta, mas com raciocínio. Jornal é um produto real com valores que ganham o cidadão de bem para juntar esforços na busca de uma harmonia entre informação e cidadania. Quando isso ocorre, tudo dá certo.


Brasão

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro