Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Palhoça

Editorial | A evolução e a agilidade evidente do TJSC

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/11/2019 11:47 - Atualizado em 26/11/2019 11:48
Divulgação/LÊ Presidente do TJ/SC, Rodrigo Collaço Presidente do TJ/SC, Rodrigo Collaço

Não há o que questionar da seriedade, pulso, transparência e investimento feito em tecnologia que o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizou nesta gestão. Rodrigo Collaço mostrou sua fartura de compromisso com o que há de mais moderno para dar agilidade às tarefas, todas elas, que diz respeito à instituição.

O que se sabe, e isso é uma realidade, é um trabalho firme da atual direção do TJ que olhou o horizonte alcançável das tarefas e, concluindo todas, dimensiona o Poder Judiciário.

O que se percebe, nestes tempos de ataques que o Judiciário tem recebido, seja ele federal ou estadual, exigindo que se alinhem a afronta Constitucional, ataques gratuitos contra membros do STF, STJ ou suas instâncias inferiores, mostra o perigo em que a democracia se encontra. São demonstrações que, mais do que nunca exige, de todos, vigilância permanente.

Sabe-se que o cenário de afronta com que os extremos têm colocado todos, cobrando uma postura que, sem direito a ter outra visão, só pode ser correta, mesmo que seja errada, se estiver na trilha da ideologia do Governo Federal.

Não se pode questionar nada porque são taxados de lixo, contra o Brasil, comunistas etc, etc.

É verdade que o Legislativo, em pior situação, são constrangidos da mesma forma, seja nas ruas, voos, concentrações e etc. Xingados, hostilizado, tudo parece estar sujeito a apenas um lado sem que, o outro, não tenha nenhum direito de abrir a boca. Se não for do lado do Governo Federal, estão todos contra o Brasil. Não é assim e não pode ser assim.

O modelo adotado por Collaço ao conduzir a Mesa judicial, por sua coerência e lisura, é possível afirmar que há certeza plena de que as coisas estão sob mãos limpas. Rodrigo Collaço está de mãos limpas e, por não esconder a leveza com que conduz os trabalhos, reafirma nos demais setores da sociedade seus valores de cidadania que levou para dentro daquele egrégio.

Se a eleição do próximo dia 4 de dezembro traz novos desafios a serem implementados no Poder Judiciário, mas é sabido que o coletivo atual tem feito melhorias significativas em favor de tudo que possa dar altura e relevância aos passos firmes em favor do melhor rumo.

O Estado Democrático de Direito deve ser inviolável em qualquer circunstância. Seja a esquerda, direita ou centros ligados a estas ideologias, não podem fragilizar o ir, vir, pensamento ou religião, sexo ou raça que estas ideias possam reprimir. O TJSC é exemplo e lucidez. O grupo que comanda tem feito e faz seu melhor. Se aquele que entrar seguir na mesma direção, é certo que os efeitos positivos cairão sobre todos os catarinenses.

Liberdade é a fina expressão de tudo que diz respeito à convivência de harmonia entre os seres. Não existe liberdade sem o controle democrático do Poder. Ou se é livre nas linhas constitucionais, ou se é escravo na contramão disso.

Vederti Mobile
Sicoob Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro