Close Menu

Busque por Palavra Chave

Imagem da árvore ilustrando aspectos da vida humana

Por: Fundação Logosófica
05/09/2018 10:54
Tamanho da fonte: A A

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Se existe algo que com maior facilidade ilustra a mente humana, quando a ela são expostos temas de alguma profundidade, é a apresentação desses temas por meio de imagens, que têm a virtude de raras vezes serem esquecidas.

Sabemos que a construção de imagens não é coisa simples. Exige-se certa perícia nessa classe de arquitetura, a fim de que as imagens delineadas e expostas ante um auditório sejam claras e precisas, e contenham a expressão acabada de um conhecimento, de uma verdade ou do fato que se queira narrar.

Se, para expressar determinados aspectos da vida humana, recorremos, por exemplo, à imagem da árvore, diremos que, comparada a esta, a planta humana tem plasmada em sua semente a sua herança e também, o seu futuro, mas, diferentemente dela, a árvore humana pode morrer e voltar a nascer no curso de uma só vida. Essa transformação se consuma quando morre a árvore velha da existência estéril, e nasce a nova, de semente selecionada, sob os auspícios de uma concepção superior de vida. Com isso, damos a entender que, dentre as raízes da velha planta, que se desagregam, pode surgir um novo ser e que, quanto maior for o cuidado que lhe seja dispensado mediante o cumprimento da lei de evolução, maior será também a possibilidade de alcançar a perfeição da espécie.

Se compararmos a árvore humana com alguma dessas árvores do reino vegetal, que costumam produzir muita ramagem, tanta que às vezes chega até a vencê-las, fazendo-as cair sob seu peso insustentável se não são podadas a tempo, compreenderemos, ao retirar delas a folhagem inútil que lhes absorve a vida e as torna estéreis, que no homem essa ramagem não representa outra coisa que as vaidades, os falsos conceitos, as debilidades, etc. É a frondosidade que a árvore humana por vezes ostenta, enquanto oculta um tronco oco. Os que estão compreendidos em nossa imagem encontram a justa repulsa daqueles que nasceram sob o signo da sensatez e à luz natural do pensamento que ilumina e anima a vida dos que pensam com juízo e com lógica. Será fácil compreender, pois, que é preferível um broto fértil, um só, a muitos débeis e inférteis.

A missão da árvore humana não deve limitar-se a crescer e dar sombra. Chamada a ser a imagem de seu Criador, corresponde-lhe dar flores e frutos, e boa semente, para que a espécie não se debilite nem se extingam suas qualidades e virtudes. A árvore humana é a única que pode dar flores e frutos em todas as épocas.

(Texto extraído da Coletânea da Revista Logosofia, tomo 3, p. 177)


Criciúma 2024
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro