Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | 14 de outubro de 2019

Por: João Lamarque de Almeida
14/10/2019 09:02 - Atualizado em 14/10/2019 09:03
Tamanho da fonte: A A

O pão

O pão é um dos alimentos mais presentes na vida do ser humano. Quase todo o mundo, pelo menos uma vez ao dia, se alimenta de pão. Ao final de uma jornada cansativa, quanto bem não faz um pedaço de pão com um prato de sopa bem quente. O pão também costuma trazer boas lembranças. O pão macio que a mamãe e ou a vovó preparavam quando você era criança. Pão que se faz motivo de preocupação para muitos, pais e mães que lutam com todas as forças para não faltar alimentos na mesa de seus filhos. E foi neste alimento comum que Jesus escolheu se transformar, para estar bem próximo da vida de todo o ser humano, para estar ao lado de todos. Jesus Cristo é Pão que nos alimenta e nos dá força, coragem e que nos permite seguir em frente.

As autoridades e o bem comum

As autoridades têm a missão de coordenar, estimular e controlar os esforços dos cidadãos em favor do bem comum. Essa tarefa não se realizará com violência, ameaça, medo ou demagogia. A autoridade é, sobretudo, uma força moral. Deve, pois, apelar à consciência do cidadão, ou seja, ao dever de prontificar-se m contribuir para o bem comum. Desta forma, os cidadãos que convocados a trabalhar pelo bem comum têm o direito de zelar por ele, em termos de bens materiais e espirituais, com iguais oportunidades. Para isso, deve concorrer o maior grau de justiça possível.

A natureza ensina

No Pantanal Matogrossense, onde vivem várias espécies de jacaré, há uma espécie de ave, de penugem azulada, chamada de Paliteiro. Essa ave observa os jacarés fazendo suas refeições. Quando os répteis terminam seu manjar, geralmente viram-se para a margem do rio e colocam metade do corpo fora d’água, escancarando ao máximo sua bocarra. E é ai que os paliteiros aproveitam e entram na boca do grande animal e se alimentam das sobras dos seus dentes. Assim, os dois lucram, pois o paliteiro come e o jacaré fica com o “sorriso branco”. Não somos jacaré, tampouco temos paliteiros para limpar nossas bocas. Então, é fundamental manter o hábito de escovar os dentes.

Pensamento

“Cada pessoa tem seu lugar e sua missão. Ninguém pode substituí-la”.

- Talhamer


Sicoob 2018 - Home
Brasão
Vederti Chapecó
Natal Encantado Xaxim 2019
Xaxim é mais
Xaxim Saúde
Prefeitura de Palhoça 2

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro