Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | 21 de outubro de 2019

Por: João Lamarque de Almeida
21/10/2019 08:58
Tamanho da fonte: A A

A criança

É importante refletir sobre os padrões de comportamento impostos pelas mídias e propagandas desde cedo, estimulando a criança a formar opinião sobre o que quer para sua vida, respeitando a si mesma e ao próximo. A família e a escola devem ser fontes de orientação, através do diálogo franco e diário sobre os mais variados temas, estimulando a formação de valores essenciais. Compreender que somos seres únicos em habilidades, sonhos, características físicas e emocionais é a base para construção da personalidade livre de estereótipo e conquista da felicidade plena.

O mestre

O Dia do Mestre começou a ser comemorado no Brasil como louvor à Santa Tereza de Ávila, mestre da espiritualidade. Mas é só se tornou data do calendário oficial em 1963, com um decreto do então presidente João “Jango” Goulart (1918 - 1976), É ocasião para relembrarmos da missão da educação: descentrar e humanizar. Ensinar a olhar para fora, para o mundo e para dentro de si mesmo. Mestre não é quem sempre ensina, mas que de repente aprende, disse Guimarães Rosa (1908- 1967). Mas educação também é política pública, através da qual se assegura o direito a ler, escrever, contar e interpretar a realidade a todos. Para tanto, é necessário que o ensino público, democrático e de qualidade, não seja importante apenas no discurso, mas também na prática dos governos.

Espiritismo

No espiritismo, há cinco livros considerados básicos para a tradição. Todos foram escritos por Alan Kardec, ou como se costuma dizer na tradição espírita, foram por ele codificados. O mais antigo dos cinco é referência fundamental para a religião, o chamado Livro dos Espíritos. Publicados em 1857, nele constam os Princípios da Doutrina Espírita sobreimortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os seres humanos, as leis morais, à vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade.

Pensamento

“Só pode se dizer que vive aquele cuja vida contribui para sustentar a de outros”.

- William Blake


Sicoob 2018 - Home
Brasão
Vederti Chapecó
Natal Encantado Xaxim 2019
Xaxim é mais
Xaxim Saúde
Prefeitura de Palhoça 2

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro