Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | 04 de novembro de 2019

Por: João Lamarque de Almeida
04/11/2019 11:08 - Atualizado em 04/11/2019 11:13
Tamanho da fonte: A A

Sociedade consumista

Vivemos em uma sociedade consumista, quando muitas vezes o “ter” se sobrepõe ao “ser”. É preciso refletir desde a infância sobre o valor desde a infância sobre o valor do dinheiro e da conquista por esforço próprio. Pais educadores devem estimular as crianças a compreenderem o trabalho como fonte de satisfação e realização dos seus sonhos. Delegar pequenas tarefas à criança, remunerando-a por seu esforço, e ensinar a guardar o que se ganha é uma forma divertida e inteligente de praticar o consumo consciente. Economizar e perceber que é preciso tempo, paciência e perseverança para juntar o suficiente. Comprar o que se deseja com seus próprios recursos e méritos. São vivências importantes na infância que proporcionarão a felicidade na vida adulta.

Provérbio francês

Dar é dar, retornar é roubar. O verbo dar é central na Bíblia. Aliás, em todas as culturas e religiões. Desde pequenos aprendemos a dar. Infeliz a educação que prioriza o receber. O nosso Deus é um Deus que dá e se dá. A criatura humana, em imagem e semelhança de Deus, também dá e se dá. Da mãe até se diz que quanto mais se dá, maior parece. Mas há um mau e egoísta de dar: quando se dá e logo se procura modo de reaver o que se deu com vantagens. Não só os falsos políticos que nadam nessa água. Todos somos viciados nisso. É isto que condena o provérbio francês. Se peço de volta o que dei ou equivalente do qual dei, estou roubando. Anda bem perto deste provérbio o ensinamento do Evangelho, daí de graça.

Livros sagrados

O livro mais importante para o taoísmo é o Tao Te King, o livro do caminho e da virtude. É o segundo livro mais editado no mundo, depois da Bíblia. Sua autoria é atribuída ao mestre Lao Tsé. O texto é dividido em 81 pequenos capítulos, sem haver sequencia entre eles. Seu estilo é de provérbios. Por vezes trata da soberba, outas da arrogância; por vezes dá conselho ou críticas às elites. O tema principal é a busca do Tao Te King, o caminho natural da existência. O texto reúne pérolas de sabedoria como: compreender os outros é ter sabedoria mas compreender a si mesmo é ser iluminado. Conquistar os outros exige força, mas conquistar a si mesmo é mais difícil ainda.

Pensamento

“Ensine muito cedo a seus filhos, que o pão e a felicidade existem para serem divididos”.

- Carré


Sicoob 2018 - Home
Brasão
Vederti Chapecó
Natal Encantado Xaxim 2019
Xaxim é mais
Xaxim Saúde
Prefeitura de Palhoça 2

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro