Na Essência | Quando a Educação é levada a sério

Por: Júnior Chisté
01/04/2019 15:13
Tamanho da fonte: A A

Marema e Chapecó!

Marema um dos menores municípios de Santa Catarina, Chapecó uma das cidades que mais crescem no estado, polo de desenvolvimento regional.

Alguma novidade, algum descrédito ou acréscimo para ambas?

Jamais faria isso, pelo contrário, escrevo hoje para exatamente potencializar e colocar as duas cidades uma ao lado da outra.

Há poucos dias atrás os prefeitos destas duas cidades foram premiados nacionalmente por levarem às escolas do município a competência, a seriedade e o olhar que infelizmente vemos em poucas administrações.

A Educação é o pilar, a mola propulsora, é o plantar a médio e longo prazo para se fazer um município melhor, pessoas melhores.

Ao contrário destes dois administradores, de seus secretários ou secretárias de Educação não utilizam desta pasta para não valorizar a classe docente, para não se inserir novas performances e ao contrário disso, utilizam desta estrutura para a politicagem de sempre, para corroer correntes e afugentar até de forma socrática o que prima a educação: respeito, integridade, caráter e congruência.

Marema e Chapecó devem sim se orgulhar pela Educação e por terem à frente de seus municípios não somente o prefeito, mas pessoas que estão decididas a fazerem a diferença e cuidarem de seus filhos com o máximo dinamismo, cuidado e fortificando laços que serão para sempre.

Quando se tem uma Educação forte em um município, com pessoas realmente comprometidas e não somente de falácias se vê no semblante de seus professores, de seus alunos, da comunidade escolar a satisfação.

Agora quando se olha para os professores sem a valorização e a teimosia de sempre, é porque estes realmente não tiveram a Educação merecida.

Dirão alguns que possuem inúmeros diplomas, que conhecem como ninguém.

Esquecem, senhores administradores públicos, que o maior diploma é do reconhecimento, da real humildade sem hipocrisias e sem o privilégio para alguns e o açoite para outros.

Qualquer administração que se preze não se começa pela compra ou aquisição de algo, mas se planta em seus habitantes o maior legado de todos: o aprendizado, a qualificação do ser e a reciprocidade integra entre os que hoje estão à frente do maior pilar que é a Educação.

Meus aplausos e minha total admiração aos prefeitos Barela e Buligon, respectivamente de Marema e Chapecó.

É assim que realmente se gere um município.

É assim que fortificamos sementes para gerarem os melhores frutos.


Sicoob 2018 - Home

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025