Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Os tesouros de Xaxim perdidos!

Por: Júnior Chisté
05/07/2019 10:23
Tamanho da fonte: A A
Fernando Fiorentin

Sim, verdadeiramente não há como fazer com que os filhos desta terra fiquem aqui para sempre, como pássaros inevitavelmente criam asas da sabedoria e voam, voam pra longe e lá não somente farão seus ninhos, como farão prosperar o que aprenderam.

O fato é que dias atrás escrevi aqui sobre a falta de oportunidades, a falta do incremento na oferta de trabalho das mais diferentes áreas, pois Xaxim está felizmente localizada em um ponto privilegiado, mas que de forma inoperante, os que nos representam pouco fazem.

Há xaxinenses escritores, cantores, engenheiros, médicos, jornalistas, professores, militares, fisioterapeutas, advogados, modelos, design e muitas outras profissões, mas que jamais foram reconhecidos da forma como deveriam ser.

Xaxinenses que estão todos os dias elevando o nome desta terra mas que nunca, de forma alguma sequer foram mencionados em alguma oportunidade.

Aqui, contrata-se profissionais de outras cidades porque o chavão "santo de casa não faz milagres" está na mente dessas pessoas que infelizmente não enxergam o que é real e muito menos fazem questão de que os "pratas da casa" tenham oportunidade.

Vejo com tristeza tudo isso!

Xaxim teria que fazer a cada ano não somente um evento para premiar os grandes empresários, os grandes profissionais que aqui estão com suas empresas, mas também todos os anos, premiar pessoas que todos os dias levam Xaxim no peito, fazem de seus trabalhos estrondosas transformações em muitas vidas.

Há pessoas que aqui possuem suas empresas mas que na hora dos mesmos serviços, profissionais de outras cidades são contratadas.

Que valorização é essa?

Quem paga seus impostos, quem possui suas empresas aqui, que oferece empregos, é o primeiro indício de que essas pessoas não sejam contratadas, é isso o que parece.

Fortificar não somente as pessoas mas as empresas que aqui estão não é favor nenhum, é algo que deveria ser ao natural, sem mistérios e sem méritos. Algo tão normal, deveria ser!

Xaxim tem pessoas com inigualável repertório de competências, profissionais que a todos os dias são verdadeiros mestres no que fazem, mas lá fora.

Nosso município deveria realizar eventos anuais que ponderasse a Cultura, o empreendedorismo, uma verdadeira amostra de profissionais que durante alguns dias estariam de volta à sua terra pra falar de suas experiências.

Como sempre falo, algo criativo, sem gastos e com muitos ganhos a todos.

Que tal um café por mês com um profissional?

Às vezes aberto a determinadas escolas, seus professores e logicamente seus alunos?

Um evento que certamente agregaria em todos os sentidos!

É exatamente assim que se faz uma sociedade com valorização, com olhar mais humano e acima de tudo relevante.

Secretaria de Educação porque não exaltar todos os meses alguns professores pelos seus feitos?

Na próxima "Feira do Livro," utilizem, por exemplo, nossos valores do Departamento de Cultura para junto ocorrer contação de histórias, apresentações musicais, danças e outros...tudo agrega prezado Secretário.

Secretaria de Esportes porque não homenagear grandes atletas do ontem e de hoje, pode ser feito a cada ano, por exemplo?

Secretaria de Agricultura, porque não expor nas redes sociais, se fazer eventos como "Produtores rurais e produtores de novas idéias," além do evento que esta secretaria realiza anualmente, o chamado "Movimento Econômico".

Secretaria de Assistência Social, de forma motivacional, fazer com o trabalho que é realizado nesta pasta, possa ser vista por outras famílias em vulnerabilidade como uma grande demonstração de superação exatamente por famílias que foram atendidas e estão em outro patamar?

Secretário de Administração, junto à Secretaria de Comunicação, realizar visitações, matérias de nosso comércio e indústria, de como estão estes setores e sendo atendidos pela atual gestão?

Mas são somente algumas opiniões, sugestões, apenas isso.

Estamos sempre aqui para somar e acredito profundamente que este é o objetivo de todos, inclusive de nossos políticos.


Sicoob 2018 - Home
Brasão
Flic - Sâo Lourenço do Oeste

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025