Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Inteligência Emocional e meditação (mindfulness)

Por: Júnior Chisté
12/07/2019 09:24
Tamanho da fonte: A A

Em meus treinamentos tanto para equipes de secretarias em dezenas de municípios como para empresas, sempre faço questão de enaltecer a Inteligência Emocional e a meditação que poderia aqui também sem resquício nenhum dizer que um ou uma faz parte do outro.

A capacidade de ouvir e envolver profundamente é fundamental para manter relacionamentos eficazes. No entanto, muitos de nós raramente ocupam o tempo em meio a nossas vidas ocupadas para desacelerar e realmente absorver o que os outros têm a dizer.

Aprendi lendo e presenciando diversos cursos, especialmente on-line sobre INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que ainda é vista por muitos como algo clichê. Muitos não acreditam, assim como não acreditavam na meditação há poucos anos atrás.

A escuta ativa é vital para os relacionamentos que funcionam - especialmente para os líderes empresariais, líderes de verdade. E não é apenas no trabalho - ouvir atentamente forja conexões mais fortes com nossos parceiros e amigos.

Os pesquisadores identificam três estágios de escuta: detecção, processamento e resposta.

Sensing em inglês que significa compreender como a outra pessoa se sente (com empatia) e perceber sinais não ditos, como a linguagem corporal.

Processamento inclui lembrar o que a outra pessoa disse, pedindo esclarecimentos conforme necessário, e refletindo sobre os pontos que a outra pessoa tocou em seu próprio pensamento.

Responder requer envolvimento ativo enquanto a outra pessoa está falando (por exemplo, fazendo contato visual, balançando a cabeça, sorrindo), bem como parafraseando e fazendo perguntas que mostram que você está envolvido.

Quaisquer avaliações de escuta ativa devem levar em conta todos os três estágios e capturar o feedback daqueles que estão sendo ouvidos - permitindo que nos vejamos como os outros nos vêem. Isso é vital porque a escuta ativa é uma via de mão dupla. Quando eficaz, cria conexões autênticas.

Estudos mostram que a escuta ativa requer respostas com empatia, o que pode ser crucial para ajudar a aliviar a angústia da outra pessoa. E pesquisas recentes sugerem que a atenção plena pode ajudar a mitigar a angústia, nos tornar melhores ouvintes em geral e até aumentar a compaixão.

Os pesquisadores também descobriram que a atenção plena estimula a audição ativa - e isso pode melhorar a qualidade dos relacionamentos ao longo de nossas vidas.

Como se tornar um ouvinte melhor

A escuta ativa normalmente difere do nosso modo de interagir com os outros. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para melhorar suas habilidades de escuta ativa:

Desenvolva uma prática de meditação. Tanto a meditação mindfulness e amor-bondade - em que podemos estender a compaixão aos outros - pode nos ajudar a fortalecer nossa empatia e se tornar melhores ouvintes. Você pode seguir com uma prática de compaixão aqui.

Afie sua autoconsciência. A autoconsciência - a base da inteligência emocional - nos permite estar presentes e escolher um curso de ação que explique nossas emoções e também as emoções dos outros. A auto-reflexão diária por meio de registro no diário ou introspecção pode nos sintonizar com nossas emoções, valores e impactos sobre os outros - todos elementos essenciais da escuta ativa.

Faça boas perguntas, que aumentam o aprendizado e melhoram as conexões interpessoais. Ao praticar a escuta ativa, as perguntas de acompanhamento são particularmente poderosas, pois elas sinalizam não apenas que você está ouvindo, mas também que você se importa - fazendo com que a outra pessoa se sinta ouvida. Perguntas abertas - que não podem ser respondidas com um simples sim ou não - também podem gerar respostas inesperadas e fornecer oportunidades para aprender algo novo sobre a outra pessoa.

Tudo bem se a audição ativa parecer difícil à primeira vista. Semelhante a desenvolver a inteligência emocional ou aprender a meditar, desenvolver suas habilidades auditivas ativas é um processo contínuo que se desenvolve ao longo da vida. A boa notícia é que ao dar pequenos passos em nossas conversas diárias, podemos construir um relacionamento e forjar conexões mais significativas.

Ainda perplexo sobre por onde começar? O Método Encontro com VOCÊ, que desenvolvi há cerca de um ano vem transformando comportamentos, crenças limitantes, vem levando às pessoas esse forte incremento do gerenciamento emocional. Próxima cidade será Maravilha, dias 21 e 22 de setembro com a participação de alguns convidados falando desde educação financeira até reeducação alimentar e novos hábitos para serem inseridos na vida de cada um.

Sicoob 2018 - Home
Brasão
Flic - Sâo Lourenço do Oeste

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025