Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | O que a vida me ensinou até hoje?

Por: Júnior Chisté
05/08/2019 08:45
Tamanho da fonte: A A
Schutzenfest

Agosto pra mim tem um significado diferente, é um mês onde eu procuro todos os dias de forma mais contundente, me conhecer mais, compreender mais o meu "eu" e tudo o que a vida está querendo me dizer.

Você já se perguntou, indiferente de sua idade, o que a vida lhe ensinou até hoje? Quais os grandes aprendizados que tu trazes?

Vou lhe ser grato se puder me escrever para este e-mail: psicojrchiste@hotmail.com e me dizer "o que a vida lhe ensinou até hoje?"

Mas, antes, preciso escrever o que a vida me ensinou, quando estou prestes de presenciar mais uma passagem de ano, em minha vida!

A vida me ensinou que não necessariamente precisa ser um humano, uma pessoa, para termos os maiores aprendizados. Quando notamos a natureza, quando paramos para ouvi-la, aprenderemos com o silêncio das matas que essa é a melhor música, que a paz se faz presente de uma maneira única.

A vida me ensinou que todo ser vivo, em sua diversidade, pode sim nos ensinar algo que poucas vezes as pessoas nos ensinarão.

Passe sua vida ao lado, por exemplo, de um pequeno animal de quatro patas. Ele te olhará sempre em seus olhos, ele compreenderá o que sentes e por nada, nem que você grite com ele, nem que você esqueça de um dia inteiro encher de água seu pequeno reservatório. Mesmo que você fique um dia inteiro longe dele, que ele fique sim de forma melancólica, quando ele te enxergar novamente, é como se tivesse ganho na loteria. Para eles, a maior riqueza é essa, de demonstrar amor, de demonstrar total satisfação com sua presença. Isso vira literalmente uma grande festa, a festa de ser completo com a presença de uma companhia.

A vida me ensinou que não são as grandes edificações, muito menos as grandes viagens, as melhores roupas, o melhor carro, nada disso. O que realmente importa é ter uma mão para segurar firme, é ter alguém para antes de chamar de "amor," que tu possas chamar de amigo, de amiga.

Que estar ao lado de quem verdadeiramente ama é como se você estivesse em todos os lugares mais espetaculares da Terra e talvez do Universo.

Que os grandes momentos são exatamente aqueles em que você deixa de pensar, de agir, de ser aquele velho robô, de ser automatizado por tudo. É QUANDO você simplesmente não vê o tempo passar e faria uma questão absurda que o tempo jamais pudesse desaparecer, se esvair...

A vida me ensinou que é nas atitudes em que estão os grandes aprendizados e as grandes reflexões. Pra quê tantos diplomas? Pra que tantas outorgas? Se sua mãe continua tendo os mais sensatos conselhos, se seus avós continuarão a apaziguar suas inquietudes, mesmo que eles não estejam mais neste plano. Suas vozes, seus dizeres continuarão em nós...

A vida me ensinou que um belo amanhecer, que um lindo pôr do sol, pode me ensinar mais que muitas horas em uma mesa de bar ou qualquer entretenimento banal e fútil.

Que um copo com água, um bom livro e ao fundo uma linda melodia ao piano, são verdadeiros transmissores de paz, sabedoria e encontro com o que é Divino.

Que por mais belo que seja um pássaro, um pequeno pássaro, haverão pessoas que tentarão tirar a vida destes somente pra ter uma sensação de prazer que durará por cerca de cinco segundos. E que tal sensação é vinda do ato mais animalesco que pode existir em toda a criação.

Que pessoas com caráter, quando perguntadas pra falar sobre uma pessoa, farão de tudo para enaltecer suas virtudes e não seus erros. Pois o erro é inevitável e compreendê-los é admirável.

Que querer se comparar a alguém é a pior idiotice que um ser humano pode cometer.

Que menosprezar o sentimento, a capacidade e a história de outra pessoa, é a mais tenebrosa face da pobreza humana.

Que dizer para alguém que entende pelo que ele/ela está passando é um dos erros mais graves que você comete. A natureza de cada um, a essência, as vivências fazem e personificam o ser. Na interpretação do que absorvermos está a grande lição da vida. O que eu enxergo com olhos de rancor, outra enxergará com olhares de compaixão.

Que todos querem viver o máximo possível, mas que fazem o mínimo possível durante toda a vida. Isso lhe causará a pior das sensações: o arrependimento.

Que não há um dia melhor que outro. A segunda pode ser melhor que todo um feriado de carnaval. Depende o que você se presenteará, se dará com este dia.

Aprendi que se aprende a todos instantes, inclusive a ser cada vez melhor! Como? Simplesmente cuidando da sua própria vida!


Sicoob 2018 - Home
Brasão
Vederti Chapecó
Alesc - Sua Causa

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro