Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Saúde mental e motivação para o trabalho nas empresas

Por: Júnior Chisté
14/11/2019 09:01
Tamanho da fonte: A A

Segundo um relatório da OMS, Brasil é o líder no ranking de ansiedade e depressão ocupacional. De acordo com a Previdência Social, os casos aumentaram 12% entre 2017 e 2018. São números preocupantes e as projeções só aumentam, pois nosso país é considerado o mais estressado e ansioso da América Latina, conforme o relatório da OMS.

Os números evidenciam as crises que são geradas pelo acúmulo de funções, cobranças por metas e, com isso, o stress que tudo isso provoca. Além de ser prejudicial à saúde do colaborador, isso ainda afeta sua empresa, pois é fato que impactos na saúde das pessoas também afeta o desempenho das empresas.

Como melhorar a saúde mental na sua empresa?

Para fugir dessas estatísticas, algumas empresas começaram a investir em novas práticas para melhorar o bem-estar dos colaboradores.

É possível observar algumas empresas que possuem boas práticas para melhorar o bem-estar de seus colaboradores. Devido à intensa demanda de trabalho, muitos funcionários se afastam por apresentarem quadro de depressão e outros problemas psicológicos. Por isso, uma boa ideia é investir em palestras e eventos para que sua equipe possa fugir um pouco da rotina e ainda aprenda mais sobre a área ou sobre assuntos diversos. O objetivo é promover um momento de descontração.

Outra forma de aliviar o stress da sua equipe é oferecer recursos de lazer dentro da empresa, como mesa de jogos e videogames por exemplo. Parcerias com massagistas, quiropraxia e consultas com nutricionistas podem ser um bom incentivo para melhorar a qualidade de vida.

Além dessas estratégias, permitir a presença de animais dentro do escritório pode ser uma boa alternativa. Segundo pesquisas, funcionários que trabalham acompanhados de seus amigos de estimação são mais motivados e conseguem um equilíbrio emocional maior entre vida profissional e pessoal.

Puxando para um lado mais tecnológico, algumas empresas adotam o uso de aplicativos de saúde que estimulam a prática de atividade física, alimentação saudável, controle de peso, níveis de stress e sono. Essas ferramentas ajudam a identificar quando alguns fatores estão alterados graças ao registro da rotina, e assim e você pode controlar seus hábitos para melhorar seu bem-estar.

Porém, para promover a saúde mental na sua empresa, é preciso conhecer bem quais estratégias funcionam melhor dentro do seu nicho de atuação e a sua realidade. Faça algumas pesquisas com seus colaboradores, planeje seus recursos e veja os resultados positivos após a implementação.

Quatro dicas para manter sua equipe motivada no ambiente de trabalho

A motivação inspira e gera bons resultados, e prezar pela qualidade no ambiente de trabalho é uma ótima característica para motivar os profissionais dentro da sua empresa.

Um líder ativamente engajado com o que acontece na empresa e disposto a ajudar os profissionais está à frente das necessidades do seu negócio. O conhecimento sobre o trabalho de cada funcionário é essencial para identificar mudanças e extrair de cada um da equipe o que ele tem a oferecer de melhor para os objetivos desejados.

Conheça algumas dicas que devem ser consideradas na hora de manter uma equipe motivada, e, consequentemente, aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, a qualidade dos serviços e a satisfação com os clientes:

1 - Planejamento estratégico

Se você tem uma empresa pequena, média ou grande, não importa! Estabelecer estratégias de planejamento é importantíssimo em qualquer porte e segmento.

Onde a sua empresa quer estar em alguns dias, meses ou anos? O planejamento estratégico é o conjunto de ações que visa o alcance de objetivos para o seu negócio. E nesse contexto, é necessário que cada membro reconheça o seu papel e o que é necessário para alcançar as metas.

Uma equipe planejada e preparada para eventuais mudanças, está pronta para encarar os novos desafios. Com a Era Digital e constantes transformações, a competitividade empresarial está cada vez mais acirrada. Portanto, determine os objetivos junto à equipe! Defina responsabilidades a todos os colaboradores e certifique-se de que eles sabem exatamente quais são os resultados desejados.

2 - Remuneração

O incentivo financeiro é fundamental para manter a motivação da equipe. Todos precisam pagar suas contas, não é mesmo? Além de refletir no bolso, a motivação aumenta quando o trabalhador se sente recompensado pelos serviços prestados à empresa.

Apesar da remuneração estar associada ao sentimento de reconhecimento e respeito pelo trabalho, a motivação do funcionário não está ligada somente com o dinheiro que ele ganha no final do mês. A preocupação com o bem-estar de seus colaboradores, um ambiente que favoreça o crescimento e a produtividade da sua equipe são fatores fundamentais que podem pesar até mais do que uma remuneração acima da média do mercado. Mas, lembre-se: Também é importante verificar se o salário oferecido está compatível com o mercado.

3 - Capacitação da sua equipe

Preocupação com o desenvolvimento profissional da sua equipe é sinônimo de que você se preocupa com a sua empresa.

Mais do que trabalho, o seu time também precisa estar capacitado! Em qualquer ambiente profissional, seja ele no ramo de tecnologia, marketing digital, gestão ou vendas, é importante que os seus funcionários estejam em constante aperfeiçoamento, para que a sua empresa esteja atualizada sobre os novos desafios e tendências do mercado de trabalho. A conta é uma só: Mais capacitação é igual a mais e melhores resultados da sua equipe.

4 - Reuniões produtivas

Reuniões são importantíssimas. Elas são amigas indispensáveis para acompanhar atividades, observar se o planejamento estratégico está surtindo efeito e discutir adequações. É o momento de propostas e do feedback! Mas, faça das suas reuniões as mais proveitosas possíveis, ou todos sairão frustrados e com a famosa sensação: Poderia ter sido um e-mail.

Use e abuse do meio digital também! Trabalhe com aplicativos, plataformas e contas que otimizem o tempo das reuniões e resolvam assuntos imediatos. Para as reuniões se tornarem mais rápidas e produtivas, tenha assuntos pré-definidos e duração estabelecida. Você também pode fazer um planejamento de reuniões mensais ou quinzenais, o que melhor se adequar ao seu negócio e com a demanda de assuntos a serem resolvidos. Evite deixar assuntos pendentes para uma próxima reunião e informe aos participantes sobre o tema a ser abordado.

Não esqueça de valorizar a opinião do seu time, toda crítica construtiva é bem-vinda. Além do mais, quando a equipe é ouvida, sente seu trabalho valorizado e possui mais motivação para desempenhar suas atividades.


Sicoob 2018 - Home
Vederti Chapecó
Unoesc Xaxim - Pós
Rech

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro