Close Menu

Busque por Palavra Chave

Memórias do Campo de Novembro

Por: Luiz Dalla Libera
28/11/2018 17:03
Tamanho da fonte: A A

Estamos no penúltimo mês do ano, novembro é mês de 31 dias e tem dois feriados, há sessenta anos havia três feriados, o dia primeiro era um dos maiores feriados religiosos com muito respeito e devoção. Muitos até faziam vigília na véspera da festa de todos os santos e santas.

Hoje, a Igreja Católica faz a celebração, o domingo após um Evangelho das Boas Aventuranças. Apesar de que era um dia de respeito e descanso, mas para alguns, ainda era um dia péssimo e infeliz. Para os maus pagadores, aqueles que pediam dinheiro emprestado aos compadres e amigos. Após muito tempo do vencimento, passa um dia e passa outro, o credor foi à casa do devedor e perguntou “Compadre, aquele dinheiro que te emprestei, já faz muito tempo! Eu preciso do dinheiro.”

O mau pagador assim respondeu ”Compadre, só posso te pagar no dia de São Nunca.” O credor concordou e disso “Até lá, posso até esperar apesar disso, mas dou um jeito. Se há problema, também tem solução o dia de São Nunca, eu venho na tua casa combinado?”.

No dia de todos os Santos, o credor chega na casa do mau pagador e lhe perguntou “compadre, eu vim receber o dinheiro que eu te emprestei, conforme nós combinamos. O vencimento é hoje, dia de todos os Santos e São Nunca também está unido junto. Esta pode ser até uma piada, mas muito parecida. Nos dias de hoje, há poucos casos iguais a esse, em razão da facilidade dos estabelecimentos e das agências de crédito, financiadoras. Sinceramente, não sei se atualmente ainda há compadre amigo que espere até dia tal. Eu não sei porque eu nunca fiz um financiamento.

Antigamente, nem todos eram incertos. Alguns até não pagavam no vencimento, porque a maior renda era da engorda suínos particulares, sem parceria ou integração. Às vezes, havia atrasos de até 30 dias da venda calculada. Porém, o devedor ia à casa do credor antecipadamente, a fim de conversar. Após a prosa, tudo se resolvia, em plena amizade. Um era o favorecedor e o outro, o favorecido. Para sempre eram bons compadres, amigos, vizinhos de portas abertas.

Contudo, um fato fantástico ocorreu há 50 anos, mas não foi em Cordilheira Alta ou Chapecó, em nenhuma das cidades da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). Enfim, um senhor bom ao pedir o dinheiro mau ao devolver, fez uma mudança e foi morar no norte do Paraná. Ao carregar a mudança, ele foi carregado em um caixão, mas não de morto, mas sim em uma caixa de roupa tipo um baú, a fim de que os credores não conseguissem avistá-los que estava lá à sua espera de acerto. Ele foi embarcado como as drogas são embarcadas hoje.

Para os paroquianos da Paróquia de Xaxim dia 21 de novembro é uma data muito importante e histórico é dia de Nossa Senhora da Saúde, Segunda Padroeira da Paróquia. Sei que a devoção e os acontecimentos históricos da Padroeira, os católicos de Xaxim conhecem até bem demais do que eu, mas como o Jornal LÊ NOTÍCIAS faz circulação regional, não poderia deixar de recordar os fatos históricos verdadeiros da Segunda Padroeira da Paróquia de Xaxim.

A devoção de Nossa Senhora da Saúde teve seu início em Portugal, em 1569. Naquele verão, surgiu uma “grande peste”, o contágio chegou ao máximo. Todos os esforços públicos foram feitos a fim de conter o mal. Em 1570, o números de mortes diminuiu. Um caso semelhante à devoção de Nossa Senhora aconteceu em Xaxim, na década de 1940, as famílias pioneiras no município e interior viram-se tomadas por muitas doenças.

Os hospitais eram distantes e não havia meios de transporte para chegar lá, usavam-se apenas os remédios caseiros, benções e benzimentos. Sendo pessoas de grande fé em Deus, resolveram ir ao encontro à intercessão de Nossa Senhora para seus males e doenças. Por isso, deram por padroeira à Matriz o título de Nossa Senhora da Saúde. Hoje, com a medicina avançada, muitos aparelhos médicos especializados, mas temos também a confiar nos chefes dos médicos e médicas. Jesus e sua Mãe, Maria Nossa Senhora da Saúde.

ORAZZIONE DELLA SIGNORA DELLA SALUTE

Vergine Genuina que vói essere lá salute dei mallati e di refugi-i dei pecátori consolatora dei afliti e queli que demanda tute ele vostre grazzie nela mia debolezza e fiaquezza e nel mio desanimo, apello oggi per i tesori dela vostra elemenzza e misericórdia e bonta osaró a cliamarte mel doce nome di nãi.

Si ó mãe assistimi in mia enfermitá, dame la saluté dil corpo per que possa comprire e mei deveri com lá medessima benevolência sirva il vostro figlio Jesú on piacere a vói. Nostra signora dela salute rogai per noi. Ame.


Criciúma 2024
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro