Close Menu

Busque por Palavra Chave

Topázio Neto avança no jogo; O arriscado passo de Guidi; Ulyssistas incendiados; Filipe Mello não sumiu; Podemos mexendo; PKB, JKB e Amin

Por: Marcos Schettini
25/03/2024 15:34
Tamanho da fonte: A A
Divulgação

A janela da mesmice para quem não é nada

Trocar de partido virou moeda. Qualquer um aguarda o tempo certo e, na negociação, muda de casa. Esta história de que o mandato é do partido, é balela. Não se faz mais quadros como Jorge Bornhausen, Esperidião Amin ou Paulo Konder Bornhausen que, desaparecido na semana passada, marcou sua vida com as características do seu pai, governador Irineu Bornhausen. Estes líderes, sob uma ótica ideológica e com visão de respeito por si e pela história, sempre seguem naquilo que acreditam. Por quê? Devido ao caráter que carregam. Onde, em que lugar, os partidos encontram referências desta magnitude para oferecer como exemplo de respeito pelas ideias e o programa partidário? São nomes que honram os passos dados. Embora discordando das atitudes que podem desagradar dentro da lógica, ninguém tem força verbal para questionar a trajetória política a qual traçaram. Estes patéticos políticos, sem identidade, sem qualquer altura política ou referência de respeito, são qualquer coisa. Não dizem nada, não são nada, não vão para lugar nenhum. A saída que realizam hoje, será também a de amanhã. Nada de compromisso com o grupo, com as buscas, com o jogo. São pseudos na vida, serão para sempre em tudo. Não se produz mais nomes do arauto eleitoral. Como PKB, JKB e Amin, esqueçam. Aproveitem que dois deles estão presentes, aprendam e sejam ao menos gente. Já que não conseguem ser políticos respeitáveis.


PASSO

À medida que Little Jorge joga o corpo na reeleição de Topázio Neto, limpa muito. O gesto sinaliza em direção ao PSD que tem mostrado força e poder de enfrentamento político mesmo sem a máquina do Estado sob controle. O PL sabe.


ENTÃO

A ida de Ricardo Guidi para o PL, colocando em risco seu mandato e mergulhar em uma aposta eleitoral sob névoa, mostra a falta de maturidade do deputado. Ele embarca em uma fúria pessoal. Se der certo, triunfa. Errado, enterra-se.



FINAL

Se perder o processo eleitoral, Ricardo Guidi entra no inferno, dá um beijo de língua no anfitrião e se consome naquela eternidade. Até porque, Julio Garcia vai a federal e faz dele um terreno baldio.


REAÇÃO

Os ulyssistas estão no limite de ruptura com Little Jorge. Com mandato sob sua tutela, o secretário da Infraestrutura não reclama da vida, mas não faz festa pelo espaço. Jerry Comper trabalha sob a delação do adjunto.


INDIGNADOS

Sem espaço de comando, os ulyssistas então juntos, mas não entram. A reação da militância é ir até a Praça Esteves Júnior, na Capital, e fazer aqueles dois canhões inativos voltar às antigas. Estão cansados de falar e transbordaram.


ELE

Eduardo Pinho Moreira está no limite de fazer Little Jorge sua Geni, de Chico Buarque. Entende que o partido não precisa passar por estas humilhações em troca de absolutamente nada. E quer que este calvário termine na ressurreição de LHS.


PROTAGONISMO

Carlinhos Chiodini contava com um gesto de Little Jorge em abrir mão de um nome do PL em Itajaí para produzir mais velocidade de chegada eleitoral. Mas o movimento não está sendo feito e isso começa a mexer com o brio ulyssista.


CHEIRO

Embora mexendo ali e lá, Filipe Mello saiu de cena. Depois daquele corredor polonês desnecessário que anunciou, por meses, sua entrada no comando da Casa Civil, faz sua sinfonia de modo discreto do Trompowsky Corporate.


POIS

Marcelo Mendes segue à risca. Não mexe um cisco sem consultar o DNA na Av. Trompowsky. O secretário da Casa Civil é luva perfeita dentro do jogo e se orienta na direção deste sangue arterial. Nem menos ou mais.


CORRENDO

Para quem estava com os pés dentro do PSD, Paulinha da Silva cresceu as asas. Já passou seu batom em várias regiões e perfumou seu estilo dentro do Podemos. Isso quer dizer que olha, mesmo, a majoritária de 2026.


PASSARELA

Ana Paula da Silva tem os próprios mecanismos de convencimento político que, de fato, deu certo desde sua saída de um casamento patético que afirma ter sofrido abusos. Brilha como sempre e hoje é dona total de si.


MORTA

Semana destorcida de tudo. Os deputados estão em trecho, aproveitando o feriadão da Ressurreição e buscando o tamanho total até meia-noite do dia 06 de abril. A janela é a mexida que garante o piso de 2026 em busca de suas reeleições.



MOTIVAÇÃO

Lucas Neves vai disputar a eleição em Lages e vai contar com um largo leque de apoio, inclusive de outros partidos. O rapaz é jovem, sem cacoete político, mostra-se interessado pelo jogo e inclinado dentro das discussões.


INCLINAÇÃO

O Podemos ganha representatividade com a candidatura de Lucas Neves. O deputado estadual tem se mostrado um rapaz simples e com atuação inteligente. Foi dele a lei para o controle de javalis que tem colocado vidas e produção agrícola em xeque.


MUDANÇA

Lages viveu anos sob uma lógica que, em tese, matou toda a célula antiga de quadros que, hoje, estão fora do projeto político. Além de que Antônio Ceron viveu um terremoto na vida pessoal e pública. Agora o eleitor se indignou pelos mesmos.



Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro