Close Menu

Busque por Palavra Chave

Diplomação sem JR; Moisés e Daniela falam sem live; Ana Campagnolo isolada; PSDB quer Napoleão no comandado

Por: Marcos Schettini
19/12/2018 10:45
Tamanho da fonte: A A

O rumo do PSDB

O jovem advogado Ralf Zimmer Júnior, ex-defensor público-geral, levantou um tema que deverá ganhar corpo dentro do PSDB. Entendendo o momento eleitoral que tirou o partido do poder e triturou as penas, vê seu partido derreter no calor da escolha do eleitor. Embora todo o trabalho realizado pelo deputado e presidente do partido, a sigla foi engolida em uma majoritária equivocada que se asfixiou. Tirou o ar das bancadas estadual e federal que caiu na distância das urnas. Marcos Vieira doou sangue em veias entupidas. Zimmer defende uma nova roupagem, modos transparentes e compromisso social. Interesse pessoal zero e Napoleão Bernardes na presidência do coletivo. Quadro que ganhou força por sua juventude e entrega plena ao partido. Sai com farto depósito de confiança pelo gesto de sacrifício. A partir de agora, os tucanos são outros.


Visto
Com a diplomação de ontem dos eleitos em outubro, fica definitivamente declarada a escolha do eleitor. O grito dado pelas urnas mudou, completamente, o quadro político de SC. Foi a derrubada da política velha por outra que vai se tornar como.

Ela
Como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral deu início à diplomação pelas mulheres, quem mais chamou a atenção foi a deputada Ana Campagnolo, filha adotiva de Olavo de Carvalho. O mesmo que afirmou que jornalista é inimigo do povo.

Inimigo?
Olavo de Carvalho é aquele guru do estado da Virgínia que, distante, fez filhos ideológicos em vários lugares do país. Ao afirmar que jornalista é perigoso para a sociedade, envia uma mensagem subliminar de extermínio da classe.

Perigo
Para a democracia, que tem no jornalismo seu pilar central, a observação de Olavo de Carvalho é uma punhalada na jugular da existência humana. O jornalista escreve o que a história, depois, conta. O professor nega o valor profissional.

Ramificação
Ao dar luz à liderança da também professora e deputada estadual Ana Campagnolo, agora diplomada, Olavo de Carvalho ganha uma porta-voz à sua semelhança. Intolerante com tudo, e todos, começa uma nova era no Brasil.

Experiência
Como a esquerda foi pateticamente engolida por sua incapacidade de manter a ética então defendida, a direita assume este posto, mas com o gadanho em punho. Vai ceifar, à moda olavismo, as raízes dentro da sala de aula.

Corrosão
Há quem afirme que a professora Campagnolo vai se moldando conforme o tempo dentro da Alesc. Mas seu temperamento curto será o estopim de um enfrentamento descontrolado entre ela e Luciane Carminatti.

Ringue
A luta entre ideologias de classe representado nas duas deputadas do PT e PSL, terá um espetáculo à parte dentro da Comissão de Educação, reduto controlado apenas pela lulista. Com a entrada da olavista na comissão, é convulsão de intolerância.

Educação
Fora a deputada expelindo intolerância, os demais diplomados ontem tem algo de educado e com novos tempos dentro da Alesc. A escolha política do eleitor é um novo recado de convivência entre quem vai dar destino às leis a seu favor.

Ele
Ricardo Roesler, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, irradiava satisfação pelo dever cumprido. Na sua pessoa, a eleição transcorreu na tranquilidade. Embora o clima de terror entre as partes em combate, o TRE agiu perfeita e honrosamente, consolidando a democracia.

Recado
Ricardo Alba, deputado ontem diplomado que falou em nome dos demais estaduais, foi rápido e disse o que era necessário. Mostra que, já na saída, vai ser ágil e sem rodeios no trato público. Valeu-se da experiência em Blumenau.

Campeões
Hélio Costa, o jornalista policial que chegou à Câmara com seu estilo próprio e inconfundível, deu o recado que defendeu durante o pleito. Vai combater, ao lado da bancada da bala, o projeto mor de Jair Bolsonaro e Peninha Mendonça.

Então
João Rodrigues ficou fora da festa de ontem na Capital. Aguardando o desfecho do pedido de prescrição, não compareceu ao evento. Se ficar como está, volta para Chapecó. À noite recolhe-se e, em horário comercial, trabalha.

Vácuo
Rogério Peninha Mendonça vai ocupar o espaço que João Rodrigues deixa. Rápido no gatilho político, o deputado federal diplomado ontem vai ganhando a simpatia e o respeito dos demais. Seu nome será forte em SC.

Humildade
A desenvoltura de Carlos Moisés, ontem na diplomação, chamou a atenção. Sereno, de fala mansa, cumprimentou a todos com cordialidade e atenção. Se assim permanecer, será macio no governo. Carimbou.

Discreta

A vice Daniela Reinehr compareceu à festa de pós-consagração da democracia com a leveza que marca sua feminilidade. Foi completamente invisível embora vista. Ficou no seu lugar mostrando-se na altura do cargo que carrega.




Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro