Lê Notícias - Região - Defesa Civil de Passos Maia monitora barragem
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

ATENÇÃO REDOBRADA

Defesa Civil de Passos Maia monitora barragem

Reservatório evitou que chuva dos últimos dias causasse prejuízos ao município
Por: LÊ NOTÍCIAS
02/06/2017 10:58 - Atualizado em 02/06/2017 10:59
Reservatórios já operam em capacidade máxima (Fotos: Prefeitura de Passos Maia) Reservatórios já operam em capacidade máxima (Fotos: Prefeitura de Passos Maia)

A Defesa Civil de Passos Maia e a Coordenadoria Regional da Defesa Civil visitaram nesta quinta-feira, dia 1º, a PCH Flor do Mato. Com a contenção da água, a barragem foi aliada e evitou consequências ruins durante o período em que o excessivo volume de chuva caiu sobre a região nos últimos dias.

A coordenadora da Defesa Civil de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, lembra que o município, localizado a 46 quilômetros de onde a barragem está instalada, é o primeiro a receber o fluxo de água da PCH. Mas o barramento da captação feita no Rio do Mato, em Ponte Serrada, foi fundamental para que o nível do Rio Chapecozinho, em Passos Maia, não extrapolasse.

No entanto, como os reservatórios já estão cheios, a previsão de mais chuva para a próxima semana gera precauções. “O nosso município está na linha de frente, mas está tudo sobre controle”, tranquiliza Cleusa. “A gente tem cruzado as informações desde segunda-feira, monitorando, e hoje foi feita uma visita para partilhar as informações e prevenir algum evento que possa futuramente encher o rio e trazer transtornos à população”, explica.

Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, também esteve na PCH nesta quinta. Segundo ele, o objetivo principal da visita é acompanhar de perto o manejo da estrutura, “que tem como principal ação a contenção de água, que influencia diretamente no município de Passos Maia”.

Peri ainda afirma que a intenção é prever ações em caso de necessidade. Ainda conforme o coordenador regional, a usina conteve mais de 90% da dos últimos dias. “Para se ter uma ideia, começou a verter [água] nessa madrugada só. É importante porque através da barragem a gente consegue ter o controle de quanta água está sendo lançada no rio, fazendo com que a Defesa Civil possa identificar e fazer o monitoramento, comunicando a comunidade sobre alguma situação de risco”, reforça Luciano Peri.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro