Close Menu

Busque por Palavra Chave

ENCONTRO DE FÉ

Celebração ao padroeiro São Luiz Gonzaga inicia hoje

Em homenagem ao religioso, amanhã (21) será feriado em Xaxim
Por: Felipe Giachini
20/06/2017 14:59
Tradicional missa das 18h30 antecede jantar festivo (Foto: Felipe Giachini/Arquivo/LÊ) Tradicional missa das 18h30 antecede jantar festivo (Foto: Felipe Giachini/Arquivo/LÊ)

Importante para a colonização de Xaxim e da região, São Luiz Gonzaga referenciou a Luiz Lunardi, um dos primeiros moradores da cidade, fato político que ajuda aos fiéis a refletirem sobre a presença do santo no município. Além disso, o que mais remete à simbologia do cristão para Xaxim é o fato de que, durante o período de colonização, a maioria das famílias que habitaram a cidade era formada por jovens, recém-formadas, e, como São Luiz Gonzaga é o padroeiro da juventude, em tempos difíceis as famílias recorriam à proteção por ele.

O feriado de amanhã (21) serve para reforçar os valores ensinados pelo religioso, sobretudo pela preservação dos bons costumes na juventude. Em celebração ao padroeiro também dos estudantes e de Xaxim, um jantar festivo será realizado hoje (20), por volta das 20h, após a missa na Igreja Matriz, que iniciará as 18h30. No cardápio, costela de gado recheada, frango, arroz, escondidinho, pães e saladas. Após o jantar, o sorteio de bingo premiará os participantes. No jantar são esperadas cerca de 750 pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos no valor de R$ 30 na Secretaria da Paróquia até às 17h ou na hora do jantar. A cartela do bingo acompanha o ingresso. Amanhã pela manhã também haverá celebração religiosa na Matriz, que se estenderá à noite.

Conforme o pároco de Xaxim, frei Alex Ciarnoski, a presença do santo no município enfatiza a ideia da igreja ter um cuidado todo especial com os jovens. “O que mais nos preocupa com relação à vida de nossos jovens é a questão das drogas, que acabam destruindo muitas famílias. Buscamos nos empenhar para buscar caminhos para minimizar essa situação e São Luiz nos lembra que devemos apresentar Jesus Cristo como um modelo de vida e não os impostos pela mídia, como artistas, jogadores de futebol, etc. Ele mostra que o verdadeiro modelo para a realização pessoal é Jesus e dizemos com alegria aos jovens que vale a pena viver aquilo que Jesus viveu, sonhou e que devemos sim cultivar os valores que ele nos deixou”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro