Close Menu

Busque por Palavra Chave

Debates Sociais | Viajar é viver!

Por: Axe Schettini
25/06/2017 22:21 - Atualizado em 27/06/2022 15:11
Amigos de Xaxim em Huarez, no Peru Amigos de Xaxim em Huarez, no Peru

Coragem, aventura e crescimento pessoal definem a viagem dos amigos Fábio Pulga, Willian Faé, Gustavo Faé, Marcelo Stefans, Carlos Vargas e Rafael Matiello, que estão de mochila pela América do Sul. Durante 25 dias de aventura, os xaxinenses passaram também pela Laguna 69, em Huarez, no Peru, um dos lugares mais bonitos da América Latina. Viajar é abrir a cabeça, é crescer como ser humano, é ver o mundo de maneira diferente, é sentir a grandeza da Terra e nos faz pensar qual o real sentido da vida. Viajar é viver! Parabéns aos amigos.

Entusiastas

O mundo é tão intenso, tão grande e pequeno ao mesmo tempo, rico em culturas, em distintos cotidianos e de lugares maravilhosos. Você já parou para pensar que há vários “mundos” e pessoas fazendo coisas totalmente diferentes por aí? Esteja em Xaxim, San Francisco, Ozaka ou Kuala Lampur, no outro lado do mundo há sempre alguém criando e fazendo coisas que passam despercebidas por nós. Viver diferenças, conhecer culturas, conviver com dificuldades e sair do cotidiano nos torna melhores, mais críticos, nos deixa fortificados e mais entusiastas pela vida.

Concursados

O Brasil precisa dar um basta no funcionalismo de carreira. Como enxugar a máquina se haverá centenas de concursados nas administrações públicas até a aposentadoria? Necessitaria de uma grande reforma no setor, tornando a aprovação num tipo de contrato, seja de cinco ou dez anos. Mesmo que tenham seus méritos, concursados, a maioria deles, não se especializam, fazendo com que, além de inflar os setores públicos, deixem seus trabalhos sem aperfeiçoamento, atrasando a velocidade que o mundo caminha hoje em dia.

Coragem

Por mais que sejam contras, eles mesmos sabem que concurso público é o maior negócio hoje. Por isso as vagas são tão acirradas, pois depois de aprovados, embora a dificuldade e os méritos, fazem carreira em órgãos públicos. Não existe hoje um presidenciável que tenha coragem em mexer nisso, falar em horário gratuito de televisão que uma das promessas é fazer a reforma dos servidores públicos. Que tal?


Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro