Close Menu

Busque por Palavra Chave

Foz do Chapecó e Defesas Civis realizam simulado de rompimento de barragem

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/10/2022 22:15 - Atualizado em 17/10/2022 22:16
Divulgação Barragem e dos vertedouros da Foz do Chapecó Barragem e dos vertedouros da Foz do Chapecó

Moradores de algumas comunidades dos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos, em Santa Catarina e Alpestre, no Rio Grande do Sul, participam neste sábado (22), a partir das 13h30, de um simulado de evacuação em caso do rompimento da barragem.

A ação é organizada pela Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, as Defesas Civis municipais e do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e secretarias de Assistência Social das cidades. O simulado faz parte do cumprimento da Lei Nacional de Segurança de Barragem.

O objetivo do simulado é treinar a população que mora na Zona de Autossalvamento (ZAS) sobre como agir e para onde ir em caso de rompimento da barragem. Conforme prevê a legislação, a ZAS compreende a região que está 10 quilômetros abaixo do barramento. O simulado vai abranger apenas alguns moradores dos bairros de Pratas, Olaria, Cristo Rei e no Centro, em São Carlos; da linha Nossa Senhora das Graças, em Águas de Chapecó; e da comunidade Porto Santa Lúcia, em Alpestre.

Estima-se que serão abrangidas 120 casas em São Carlos; 20 em Águas de Chapecó e, apenas duas, em Alpestre. A equipe da Foz do Chapecó vai visitar essas residências durante a semana, entregar um folheto aos participantes e orientar sobre o simulado. Quem não for visitado ou não receber o folheto, não precisa participar.

“Nossa barragem é extremamente segura e atuamos de forma clara e transparente para que as comunidades em nosso entorno sintam tranquilidade. Cumprir a legislação, entre elas a Lei Nacional de Segurança de Barragem à risca, é um compromisso assumido e que não medimos esforços e recursos para viabilizar”, complementa o diretor da empresa, Otávio Luiz Rennó Grilo.

Quem precisar de mais informações, pode acompanhar as redes sociais da empresa ou solicitar pelo WhatsApp, no (48) 99126-1355. A comunidade também pode esclarecer dúvidas com as defesas civis dos municípios.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro