Close Menu

Busque por Palavra Chave

TJSC expõe obras em homenagem ao Dia de Santa Catarina de Alexandria

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/11/2022 11:08 - Atualizado em 23/11/2022 11:09
TJSC Obras poderão ser contempladas até o próximo dia 05 de dezembro na sala anexa ao auditório Ministro Teori Zavascki do TJSC Obras poderão ser contempladas até o próximo dia 05 de dezembro na sala anexa ao auditório Ministro Teori Zavascki do TJSC

Você sabia que 25 de novembro é o Dia de Santa Catarina de Alexandria? A data celebra a memória da padroeira do Estado barriga-verde. Nascida no ano 287, em Alexandria (no Egito), Catarina era filha do imperador Costes e da imperatriz Sabinela.

Na obra "Santa Catarina de Alexandria: a origem, o mosteiro e a padroeira", de autoria do jornalista Moacir Pereira, ela é apresentada como uma jovem corajosa e de grande inteligência que, sem nunca ter sua fé abalada, enfrentou preconceitos, perseguições e violências. Assassinada de forma cruel, sua história seguiu como inspiração para tantas outras pessoas ao longo dos séculos.

Em homenagem à padroeira, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) expõe três quadros que ilustram Santa Catarina pelo olhar de dois renomados artistas catarinenses: Rodrigo de Haro e Vera Sabino. As obras poderão ser contempladas até o próximo dia 05 de dezembro na sala anexa ao auditório Ministro Teori Zavascki do TJSC, ao lado do Museu do Judiciário

Os quadros pertencem ao acervo da Casa d`Agronômica, residência oficial do governador do Estado, mas foram cedidos a pedido da desembargadora Haidée Denise Grin, que preside a Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense.

"O mais importante desta iniciativa é trazermos a público as obras de Santa Catarina de Alexandria para que a comunidade tenha acesso e conheça sua história. Trata-se de uma figura mundial, uma grande mártir, considerada um ícone da Igreja Católica. É a nossa santa", destaca a desembargadora.

Responsável pelo patrimônio da Casa Civil do Governo do Estado, Sônia Margarete Fraga Machado conta que estas e outras obras do acervo do Executivo passaram por restauração e higienização na década de 2000, cujos trabalhos recuperaram sinais de deterioração. Temporariamente expostas no TJSC, todo o valor artístico das peças pode ser admirado. "É muito importante haver esta disponibilidade de parte do acervo, realizada com todo o cuidado, para que mais pessoas visitem nossas obras e saibam quem são esses artistas", enaltece Sônia.

A chefe de seção de Museu do Judiciário, Jaqueline dos Santos Amaral, também reconhece a importância de aproximar a história e a arte do público. "Obras como estas ficam restritas aos olhos de quem frequenta a casa do governador. Aqui no Judiciário, mais pessoas terão a oportunidade de apreciar a beleza destas peças e o que elas representam", avalia.

CELEBRAÇÃO

As homenagens à memória de Santa Catarina de Alexandria terão continuidade na próxima quinta-feira (24/11), às 11 horas, com a realização de um serviço de Ação de Graças na Capela Ecumênica de Santa Catarina do TJSC. A solenidade terá a participação de Dom Iosif, arcebispo metropolitano de Buenos Aires, primaz e exarca da América do Sul - Patriarcado Ecumênico. Na sequência, será realizado o traslado da Relíquia da Padroeira do Estado de Santa Catarina até a Igreja Ortodoxa São Nicolau.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro