Close Menu

Busque por Palavra Chave

DE XAXIM PARA O MUNDO

Xaxinense é selecionado para jogar basquete com equipe nos EUA

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/11/2022 08:42 - Atualizado em 25/11/2022 10:00
Arquivo Pessoal João Batalha, de 18 anos, foi escolhido para jogar basquete com a equipe da Winston Salem Christian School, na Carolina do Norte João Batalha, de 18 anos, foi escolhido para jogar basquete com a equipe da Winston Salem Christian School, na Carolina do Norte

Por Vitória Schettini

Por meio do esporte, muitos jovens têm oportunidades incríveis, tanto pessoais, quanto profissionais. Sendo um dos esportes mais praticados no mundo, o basquete também possibilitou que o xaxinense João Batalha, de 18 anos, pudesse exercer sua paixão nos Estados Unidos, onde foi selecionado para jogar em uma equipe na Carolina do Norte.

Em entrevista ao Lê NOTÍCIAS, ele relata que joga basquete desde os 11 anos, após receber um convite para participar de um treino. Posteriormente, o interesse apenas aumentou e ele nunca mais parou.

NOS ESTADOS UNIDOS

De acordo com João, por meio de um agente, foi possível ir a ao Estado de NewYork em 2021, onde ele fez cursou o junior year na Hoosac School, o que equivale ao segundo ano do ensino médio no Brasil.

“Esse mesmo agente me mostrou a Winston Salem Christian School, na Carolina do Norte, a qual me interessei muito. Agora, estou estudando aqui fazendo o senior year, ou seja, o último ano do colegial. Tanto no ano passado, como agora, tenho vivido experiências incríveis, com muito basquete e aprendizado”, ressalta.

TREINOS

Para manter o desempenho no basquete, o jovem o pratica todos os dias, em exceção aos domingos. “Tenho treinos intensos do esporte, contando também com a prática do crossfit, musculação e pilates na ajuda e complemento do preparo físico”, destaca.

Quanto a futuramente, o xaxinense ressalta que pretende se tornar um profissional do basquete. “Para um futuro próximo, quero jogar basquete universitário aqui nos Estados Unidos e poder continuar a jogar nesse esporte pelo qual tenho tanta paixão”.

João também deixa uma mensagem aos jovens que desejam ter sucesso no basquete. “Faça algo 100%, que certamente você terá resultados 100%. Acredite no processo e se divirta”, finaliza.

CURIOSIDADES SOBRE O ESPORTE

O basquete foi criado em 1891 durante um intenso inverno nos Estados Unidos, pelo canadense James Naismith, de 30 anos, na escola da Associação Cristã de Moços de Springfield, em Massachusetts.

Em razão de que era inviável a prática de esportes ao ar livre, por conta das baixas temperaturas, o homem foi solicitado para criar uma modalidade que pudesse ser praticada em locais fechados.

Então, James se inspirou ao ver os alunos e professores da escola jogando objetos em cestas de lixo para poder criar o basquete.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro