Close Menu

Busque por Palavra Chave

Altair Wagner asfaltou o Aeroporto Serafin Bertaso

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/08/2017 10:08

Altair Wagner nasceu em 20 de setembro de 1930 em Lomba Alta, hoje Alfredo Wagner (SC). Formado pela Escola de Engenharia da Universidade do Paraná em 1956, atuou como engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Florianópolis e de Chapecó; e na Secretaria dos Negócios do Oeste. Ele foi também prefeito eleito de Chapecó entre 1973 a 1977; presidente da Acamosc; administrador regional da Casan, em Chapecó; diretor-presidente e coordenador de meio ambiente da Celesc; foi fundador e presidente de diversas associações, sendo membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; e presidente do Conselho Curador da Fundação Alfredo Henrique Wagner.

Em 1972, Altair Wagner recebeu o Título de Cidadão Chapecoense; em 2003 recebeu a Comenda da Ordem de Santa Teresa; em 2006 a Comenda 50 Anos de Atividades Profissionais do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Crea/Paraná; em 2010 recebeu o diploma de Amigo da Cultura Literária conferido pela Academia Brasileira de Letras. Altair Wagner também idealizou e fundou o Museu Arqueológico de Lomba Alta; e autor de, pelo menos, cinco livros de história internacional, nacional e regional.

Enquanto estava à frente de Chapecó, Altair Wagner determinou a primeira infraestrutura asfáltica da Av. Getúlio Vargas, que antes era chão batido. O engenheiro civil também construiu obras para o esgoto e galerias pluviais no centro da cidade. De acordo com Altair, a administração foi marcada pela abertura de ruas na cidade, para não haver problemas com proprietários de terrenos. Além disso, no interior houve abertura de estradas por meio dos cinquenta caminhões e outras máquinas, como tratores e retroescavadeiras, da prefeitura.

Segundo o ex-prefeito, havia um grande interesse por parte da população, que queria reivindicava a abertura de ruas e calçamento. Ao final da gestão, o asfaltamento foi iniciado na Avenida Getúlio Vargas, da Catedral Santo Antônio até o Hotel Soprano. “Quando assumimos a Prefeitura de Chapecó, fizemos o projeto chapecoense de desenvolvimento. Foi um estudo para que os prefeitos posteriores à minha gestão tivessem uma diretriz e isso gerou uma grande aceitação por parte da população. Abrimos as ruas e fizemos o calçamento. No momento em que assumi a prefeitura, Chapecó era a 19ª potência econômica de Santa Catarina e quando eu a deixei, passou a ser a 4ª”, ressaltou.

Altair Wagner também contou ao LÊ NOTÍCIAS sobre a resistência que sofreu ao ter a iniciativa de asfaltar o aeroporto na época. “Quando tive a ideia de asfaltar o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, sofri muita resistência. Mesmo assim, conseguimos asfaltá-lo e trazer mais infraestrutura à cidade. Hoje, o aeroporto é o nosso orgulho. Fui a uma palestra com o falecido prefeito de São Paulo, Miguel Colasuonno, onde ele discursou para dezenas de prefeitos de todo o país de que é preciso planejar, tocar o crescimento da cidade dentro de um planejamento”, relatou Wagner.

Conforme Altair, a administração do município não é algo simples, já que há pessoas que querem participar e outros que fazem o contrário. “Quem tem bastante dinheiro, faz bastante. Nem sempre uma prefeitura tem os recursos para o que se deseja fazer, mas lutamos muito e conseguimos para colocar as obras em prática. A comunidade entrava em contato e nós procurávamos resolver. Além disso, a chegada da Sadia e do Frigorífico Chapecó passou a incentivar a instalação de aviários, criando muitos empregos para o município”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro