Close Menu

Busque por Palavra Chave

Pedro Uczai assumiu após renúncia de Fritsch

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/08/2017 10:15

O deputado federal Pedro Uczai cumpre o segundo mandato na Câmara Federal. Natural de Descanso, reside em Chapecó há muitos anos, onde atua como professor universitário. Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. A educação da primeira infância até o ensino superior é uma das suas grandes paixões.

A trajetória política emerge da luta dos movimentos sociais e das pastorais. Em 1993, Uczai é conduzido à presidência do PT de Chapecó para um mandato de dois anos. Logo após, em sua primeira experiência eleitoral a um cargo público, em 1994, recebeu 10.377 votos para deputado estadual, assumindo mandato nos anos de 1997 e 1998.

Em 1998, Uczai foi eleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa. Já em 2000, foi eleito vice-prefeito de Chapecó e posteriormente assumiu a Prefeitura de Chapecó entre 2002 e 2004, onde ficou pelo total exato de mil dias. Depois de deixar a Prefeitura, entre 2005 e 2007, Uczai elegeu-se presidente do PT Estadual, numa gestão marcada pela criação da Escola de Formação Política do PT de Santa Catarina – a primeira do partido no País.

Em 2006, Pedro Uczai foi eleito para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Mais tarde, ele estadualizou a atuação política e foi eleito deputado federal em 2010. Na Câmara dos Deputados, é membro titular da Comissão de Educação e coordenador de quatro frentes parlamentares. No Congresso Nacional a atuação parlamentar é pautada pela educação, ferrovias, agricultura familiar, energias renováveis, fortalecimento dos movimentos sociais e populares, defesa do governo Dilma e o fortalecimento dos municípios catarinenses.

A expansão econômica no período em que governou Chapecó, de empresas e em números de empregos foi uma das marcas da gestão de Pedro Uczai. “Tivemos o início da implantação de um distrito industrial, que foi o último criado”, expôs. Além desta, o ex-prefeito destaca que as políticas sociais marcaram o mandato. “A Saúde e a Educação foram prioridades no governo. Inclusive, o único hospital público municipal de Chapecó em 100 anos foi o Pedro Uczai que fez, que é o Materno Infantil, que mais tarde foi rebatizado de Hospital da Criança”, acrescenta o deputado.

O planejamento da cidade de Chapecó também é exposto por Uczai. “Foi o primeiro município de Santa Catarina a realizar o Congresso da Cidade, onde mais de cem entidades participaram democraticamente na definição das grandes prioridades de Chapecó. Logo em seguida saiu o novo Plano Diretor e mudanças no trânsito. Esse colocou como uma das prioridades a habitação, que fui cumprida com a construção de centenas de casas e apartamentos para as famílias”.

O apoio às comunidades do interior e dos bairros é, na visão de Uczai, a quarta grande marca do mandato à frente de Chapecó. “No último ano, através do Orçamento Participativo, contribuímos com 46 bairros e comunidades do interior, que foi desde ginásios a centros comunitários”.

Uczai conta que foi considerado Prefeito Amigo da Criança pelo Governo Federal, que premiava os prefeitos que lidavam com políticas sociais e educacionais. Também na Educação, o ex-prefeito destaca o apoio à criação do Instituto Federal, com a doação do terreno, da Udesc e da Unochapecó.

Nos próximos anos, Uczai vislumbra Chapecó como um centro universitário, agora com o incremento da Universidade Federal; centro de Saúde; e um centro de desenvolvimento econômico e social. Chapecó será referência nacional em educação superior, qualidade de vida e progresso social.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro