Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecoenses propagam o rugby pela região Oeste

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/09/2017 11:41 - Atualizado em 01/09/2017 11:41
Chapecó Rugby foi criado há nove anos e reúne amantes do esporte na região (Foto: Arquivo de Ricardo Carminatti) Chapecó Rugby foi criado há nove anos e reúne amantes do esporte na região (Foto: Arquivo de Ricardo Carminatti)


Por Vitória Schettini

Apesar da distância que separa a Inglaterra do Brasil, isso não impede que o rugby, esporte originário de lá, seja praticado por aqui. Mesmo que a prática não seja muito comum em solo brasileiro, um grupo de 15 amantes do esporte resolveu criar um time há nove anos, o Chapecó Rugby, com o intuito de divulgar o desporto.

Ricardo Carminatti, de 39 anos, é um dos praticantes do rugby em Chapecó e joga na segunda linha. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, ele relata que começou a jogar por um convite de um amigo. “Eu jogo rugby há 3 anos, mas comecei praticando esportes através do handebol, aos 12 anos de idade. Mais tarde, permaneci 15 anos no basquete e mais 8 anos no judô, competindo por varias cidades, até que conheci e comecei a trilhar esse esporte fantástico”, relata Ricardo.

De acordo com Carminatti, o Chapecó Rugby tem patrocinados que são essenciais para o crescimento da equipe e do esporte na região. “O time é muito unido e com essa união, juntamos forças e promovemos eventos para suprir despesas de material de treino e viagens para competições. A sensação de fazer parte da equipe é ótima, ainda mais que sabemos que estamos juntos, que lutamos para estar lá, pelas dificuldades enfrentadas dentro e fora de campo. Nós somos campeões em estar disputando um Brasileiro de Rugby”, contou.

Carminatti ressalta que todos os jogadores têm trabalhos durante o dia ou à noite, estudos de faculdade para cumprir, famílias para cuidar e isso não os impede de praticar o esporte. “Nenhum jogador é remunerado, mas treinamos por paixão, no Complexo do Verdão, em Chapecó. O time conta com dois treinadores, Riell Carlet que é responsável pelos oito jogadores fords e Daian Muller, que treina os jogadores mais leves e que jogam na linha, além de uma comissão técnica e com cinco equipes da diretoria.

O ESPORTE

O rugby é originário da Inglaterra, já que no final do século XVII, há registros de antigos jogos com bolas medievais, chamados de football, foram integrados ao ensino de educação física britânica. Cada universidade inglesa tinha regras diferentes acerca do esporte, uma vez que não havia nada escrito sobre isso.

Com criação de vários clubes, foi preciso a criação de regras comum para todos os times. Com a propagação da prática, vários países também passaram a jogar rugby, como Nova Zelândia, Austrália e África do Sul, os quais mais tarde se tornaram grandes forças no esporte. No Brasil, ele foi praticado pela primeira vez em 1891, no Rio de Janeiro. Quanto ao jogo em si, é disputado por duas equipes de quinze jogadores cada, em uma partida de duas partes com quarenta minutos, num campo retangular e com uma bola de formato oval.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro