Close Menu

Busque por Palavra Chave

ESPECIAL DIA DA NATAÇÃO

Jovem chapecoense se destaca em campeonatos de natação

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/04/2023 09:51 - Atualizado em 12/04/2023 20:44
Arquivo Pessoal Caroline Casarin, de 18 anos, já participou de campeonatos estaduais e subnacionais, levando o nome de Chapecó pelo Brasil Caroline Casarin, de 18 anos, já participou de campeonatos estaduais e subnacionais, levando o nome de Chapecó pelo Brasil

Por Vitória Schettini

Há milhares de anos, a necessidade de se movimentar e caçar na água levou o ser humano a aprender a nadar, se tornando também um esporte que é praticado em todo o mundo.

Historicamente praticada mais na Grécia Antiga e pelos romanos, a natação hoje também tem um dia nacional em sua homenagem, que é comemorado em 08 de abril. Para lembrar a data, o Lê NOTÍCIAS entrevista a jovem Caroline Casarin, de 18 anos, que compete profissionalmente, levando o nome de Chapecó para campeonatos pelo Brasil.

Segundo Caroline, seu interesse pelo esporte iniciou ainda criança, quando seus pais a inscreveram em um curso. “O objetivo deles era, se caso eu caísse em uma piscina, isso evitaria afogamentos. Confesso que não gostava muito, porque preferia assistir desenho (risos) e, com nove anos, comecei a frequentar a Associação Chapecoense de Natação (ACN)”, relembra.

Sobre a prática do esporte, Carol expõe que nada cinco vezes na semana e também mais três vezes realiza uma preparação física fora da água, que é focada na alta performance na piscina. “Desde quando iniciei no esporte, ele tem feito parte da minha vida, além de ter trazido muitos benefícios à saúde e oportunidades diferenciadas”, ressalta.

CAMPEONATOS E BENEFÍCIOS

Devido ao tempo que treina a natação, a chapecoense pôde participar de diversos campeonatos. “Desde os 10 anos, participo de estaduais e sulbrasileiros. Já integrei também a seleção catarinense nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs) e Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) a nível nacional e participação em campeonatos interfederativos também, garantindo ótimos resultados”, conta ao .

BENEFÍCIOS

Acerca das vantagens do esporte, Caroline relata que, em sua infância e adolescência, houve poucas vezes em que ficou doente, diferentemente de crianças da sua idade. “Lembro dos meus colegas de escola tomando antibióticos ou vivendo no hospital e eu nunca precisei. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, minha imunidade é muito boa e tenho certeza que os anos de esporte me proporcionaram isso. Admito que nunca foi fácil ter que nadar em dias de frio de 0º, mas teve seus benefícios”, relembra.

A natação auxilia no fortalecimento de músculos, aumento da flexibilidade, melhorias na circulação sanguínea, ajuda a queimar calorias e combate o estresse, melhorando a qualidade do sono. Além disso, o esporte ajuda no tratamento de doenças respiratórias, como a asma; e no controle da dor em doenças crônicas, como a fibromialgia, melhorando também o humor e a memória.

OUTRAS ATIVIDADES

Sendo acadêmica de Relações Internacionais, a atleta chapecoense relata que concilia o esporte com outras tarefas do cotidiano.

“A minha vida inteira (e de qualquer atleta profissional) é resumida entre conciliar estudo, trabalho e treinos. Temos que escolher as prioridades de cada momento, semanas de prova e de competições, por exemplo. Treino durante a manhã e tarde e estudo de noite, ainda consigo encaixar outros compromissos também. Fazer um pouco de tudo virou uma das minhas especialidades”, expõe.

Segundo a nadadora, sua meta para o esporte é evoluir cada vez mais na modalidade. “Pretendo pontuar e medalhar nos estaduais e sulbrasileiros e integrar novamente a Seleção Catarinense nos Jogos Universitários Brasileiros” revela.


INCENTIVO

Às pessoas que desejam praticar a natação, Caroline deixa uma mensagem de incentivo. “Posso afirmar que o esporte mudou a minha vida e isso vai muito além da questão da saúde. Disciplina, coragem, autoresponsabilidade e inteligência emocional estão presentes em toda a minha formação como pessoa dentro e fora das piscinas. Os melhores momentos que vivi e as melhores amizades que fiz estão dentro desses nove anos de esporte. Comece e incentive as pessoas ao seu redor sempre que puder, é transformador fazer parte disso”, finaliza a jovem chapecoense.

ORIGEM DO ESPORTE

Os primeiros campeonatos surgiram na Austrália, em 1858, no Campeonato Mundial de 440 jardas. Em 1869, a Inglaterra realizou o 1º Campeonato Nacional e, em 1877, os Estados Unidos adotaram a forma de competições organizadas, inicialmente, pelo New York Athletic Club.

Em 1808, nas Olimpíadas de Londres, foi criada a Federação Internacional de Natação (Fina), que organiza as provas da modalidade, de nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais.

No país, o esporte foi estabelecido em julho de 1897, com a criação da União de Regatas Fluminense. O primeiro campeonato brasileiro surgiu um ano depois, em um percurso entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro (RJ).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro