Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saretta e Marquito propõem a inclusão de pinhão na alimentação escolar

Divulgação Segundo os parlamentares, o intuito do PL é aproveitar as propriedades nutricionais do pinhão e estimular a agricultura familiar e a economia popular solidária Segundo os parlamentares, o intuito do PL é aproveitar as propriedades nutricionais do pinhão e estimular a agricultura familiar e a economia popular solidária

O deputado Neodi Saretta apresentou um Projeto de Lei, que também foi assinado pelo deputado Marquito, propondo a inclusão do pinhão e seus derivados produzidos pela agricultura familiar, economia popular solidária e pelos empreendimentos familiares rurais do Estado de Santa Catarina na alimentação escolar da Rede Estadual de Ensino. O objetivo é aproveitar as propriedades nutricionais do pinhão e estimular a agricultura familiar e a economia popular solidária, além de proteger os pequenos produtores de pinhão do estado.

“Este projeto que apresentei e que também foi assinado pelo deputado Marquito busca estimular o consumo do pinhão, assim como toda a variedade de produtos derivados da semente na alimentação escolar, aproveitando, assim, todo o potencial do alimento que é muito saboroso e nutritivo. Além disso, iremos queremos valorizar os pequenos produtores de pinhão que fazem parte da agricultura familiar e da economia popular solidária e catarinense, tão importantes para nosso estado”, destaca Saretta.

“O pinhão é um alimento rico, delicioso e que faz parte da nossa cultura há centenas de anos. A araucária é uma espécie em extinção, portanto o manejo, o cuidado e o plantio de novas árvores são essenciais para nossa biodiversidade. Enquanto poder público, devemos pensar sempre nos povos e comunidades tradicionais, que trabalham, tem sua renda através do pinhão, mas também protegem o bioma e valorizam a nossa cultura agroalimentar”, destacou Marquito.

De acordo com uma pesquisa de caracterização nutricional em amostra de pinhões in natura e cozidos, a Embrapa Florestas realizou e descobriu que o pinhão é um alimento rico em calorias, podendo ser utilizado no aporte calórico de trabalhadores braçais, atletas, crianças e adolescentes em fase de crescimento. Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, favoráveis na prevenção de doenças intestinais e cardiovasculares, pela redução do colesterol e dos triglicerídeos.

Com a aprovação do Projeto de Lei, a merenda escolar da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina poderá contar com o pinhão e seus derivados, fortalecendo a produção local e oferecendo um alimento orgânico e de qualidade aos estudantes.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro