Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saretta volta a cobrar a presença de dentista nas UTIs de hospitais públicos

Agência AL Parlamentar ressalta que é crucial garantir a disponibilidade desse profissional em todas as unidades hospitalares Parlamentar ressalta que é crucial garantir a disponibilidade desse profissional em todas as unidades hospitalares

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, está empenhado em promover a implementação do serviço de odontologia hospitalar em todas as unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública de saúde em Santa Catarina.

Essa medida busca assegurar a higiene bucal e a saúde dos pacientes durante a internação, controlando doenças periodontais e contribuindo para a prevenção de infecções hospitalares, especialmente as respiratórias. “A implementação desse serviço especializado nas UTIs trará benefícios significativos para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes internados. Além disso, ajudará a reduzir os custos hospitalares, evitando complicações adicionais e o prolongamento das internações”, destaca.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, a presença de um cirurgião-dentista nas UTIs resultará em uma redução de 40% no tempo de permanência dos pacientes internados, além de evitar outras infecções. Essa redução de tempo beneficia tanto os pacientes quanto as unidades hospitalares, permitindo a otimização dos recursos e a melhoria do atendimento.

A odontologia hospitalar desempenha um papel fundamental na promoção da saúde bucal dos pacientes em UTIs. Além de fornecer cuidados odontológicos de rotina, como higiene bucal, avaliação de cáries e tratamento de problemas orais, o cirurgião-dentista também está apto a realizar intervenções mais complexas, como drenagem de abscessos dentários e remoção de dentes problemáticos que possam comprometer a saúde geral do paciente.

“É crucial garantir a disponibilidade desse profissional em todas as unidades hospitalares. A saúde bucal não pode ser negligenciada, especialmente em um ambiente tão crítico como a UTI, onde cada detalhe pode fazer a diferença na recuperação do paciente”, finaliza Saretta.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro