Close Menu

Busque por Palavra Chave

Uceff concede título de Doutor Honoris Causa ao deputado Mauro de Nadal

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/05/2023 10:04 - Atualizado em 22/05/2023 10:06
Divulgação Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao deputado estadual Mauro de Nadal Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao deputado estadual Mauro de Nadal

A Uceff realizou uma cerimônia especial, na sexta-feira (19), para conceder o título de Doutor Honoris Causa ao deputado estadual Mauro de Nadal. O evento marcou a outorga da maior honraria existente no meio acadêmico ao reconhecer as notáveis contribuições do deputado para o Estado de Santa Catarina. A entrega ocorreu no Clube Imigrantes, em Itapiranga, e contou com a presença de convidados de honra, autoridades políticas e acadêmicas, assim como professores, colaboradores e acadêmicos da Uceff.

Mauro de Nadal, além de seu cargo como deputado estadual, é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) Sua dedicação e comprometimento com o povo catarinense, com ênfase nas áreas de educação e agricultura, foram fundamentais para a escolha do deputado como homenageado. Vale ressaltar que Mauro de Nadal é o primeiro cidadão do Extremo-Oeste a presidir a Assembleia Legislativa do Estado, tornando sua trajetória ainda mais destacada.

Durante a cerimônia, o reitor da Uceff, Leandro Sorgatto, enfatizou a importância histórica da instituição de ensino e destacou o papel desempenhado por Mauro de Nadal na área da educação. Sorgatto expressou sua satisfação ao entregar o primeiro título de Doutor Honoris Causa ao deputado, reconhecendo sua liderança política e posição de destaque em um dos Poderes de Santa Catarina.

"A atuação nas áreas de educação e agricultura tem sido fundamental para o progresso de Santa Catarina. A sua liderança como presidente da Alesc demonstra a capacidade de promover o bem-estar da sociedade. Essa honraria reforça o compromisso da instituição em reconhecer e valorizar líderes e personalidades que contribuem para o avanço da sociedade e para a transformação de vidas", afirmou Sorgatto.

Para Sorgatto, a homenagem ao deputado Mauro de Nadal como Doutor Honoris Causa é um reconhecimento de sua trajetória exemplar e de sua dedicação ao serviço público. “O deputado é uma liderança política muito jovem e a Uceff também possui esse perfil jovial. Para nós enquanto entidade é uma honra fazer esta entrega porque além de estar sempre presente em nossa comunidade, o deputado mostra uma preocupação constante com a educação, tanto no que diz respeito à segurança nas escolas, quanto à formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria do segmento, além da promoção de uma cultura de não violência, a fim de evitar tragédias como as ocorridas em Blumenau e Saudades”, pontuou.

Durante a sua fala, o reitor também destacou a pronta resposta do Estado, especialmente do Poder Legislativo, em relação a questão da segurança nas escolas, com a criação do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), na Assembleia Legislativa, cujo objetivo é desenvolver propostas para aumentar a segurança nas escolas de Santa Catarina.

Para Sorgatto, uma liderança identificada com a região como a de Nadal é, tem uma importância muito grande para ouvir as demandas e contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos municípios. “Muito se fala que o desenvolvimento de um país, de um estado, passa pela educação e também passa pela política. Por isso é muito gratificante quando temos uma liderança que entende a importância dessa representatividade e que está sempre trabalhando de fato pelo que é a política, se doar para os outros”, enalteceu.

Em sua fala, Mauro de Nadal compartilhou sua jornada, desde sua formação como bacharel em Direito até seus quatro mandatos como deputado estadual, passando por sua atuação política como prefeito aos 27 anos na cidade de Cunha Porã, que obteve um crescimento significativo sob suas duas gestões. O deputado também destacou sua posição como presidente da Assembleia Legislativa pela segunda vez. Nadal enfatizou a responsabilidade de dirigir o Legislativo, um dos três poderes do Estado, e reiterou seu compromisso de trabalhar em prol da sociedade catarinense.

O deputado também expressou sua surpresa e gratidão pela indicação, destacando a importância dessa homenagem vinda da Comunidade Acadêmica da Uceff. Manifestou ainda sua esperança de que o título Honoris Causa possa inspirar os jovens a acreditarem na possibilidade de ocupar espaços na sociedade e a lutar por transformações em suas vidas e comunidades, especialmente na região Oeste.

Ao final do discurso, Nadal afirmou que a Uceff tem uma história de excelência acadêmica e compromisso com o desenvolvimento da região Oeste. Com mais de seis mil alunos formados e uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do conhecimento.

TÍTULO

A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao deputado Mauro de Nadal pela Uceff é um marco significativo, evidenciando o reconhecimento de sua liderança e dedicada atuação em prol dos catarinenses. Essa distinção ressalta a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e figuras públicas para o progresso e desenvolvimento educacional.

O título de Doutor Honoris Causa concedido por uma universidade é considerado a mais alta honraria que a instituição pode oferecer a um indivíduo. Em latim, "Honoris Causa" significa "por causa da honra", e sua concessão é reservada a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem de maneira significativa para a sociedade.

O HOMENAGEADO

Mauro de Nadal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa" pela Uceff, tornando-se a primeira personalidade na história da instituição a receber essa distinção. A cerimônia de concessão ocorreu na última sexta-feira (19), em Itapiranga, em reconhecimento à sua dedicação e comprometimento com o povo catarinense, especialmente nas áreas de educação e agricultura.

A proposta de concessão do título partiu do reitor Leandro Sorgatto, reconhecendo a liderança política e posição de destaque de Mauro de Nadal à frente do Poder Legislativo catarinense. Sorgatto também ressaltou a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e figuras públicas para impulsionar o avanço e desenvolvimento educacional. A proposta foi prontamente aceita pelos membros do Conselho Acadêmico (Consuni) da Uceff, evidenciando a relevância atribuída a Mauro de Nadal e sua destacada trajetória profissional.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro