Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ministro da Integração conhece exemplos de prevenção a eventos climáticos extremos em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/06/2023 13:00
Roberto Zacarias/Secom Governador Jorginho Mello recebe comitiva do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional Governador Jorginho Mello recebe comitiva do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Após uma semana de registros de fortes chuvas em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello recebeu em Florianópolis, neste sábado, 17, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, onde eles conheceram o modelo catarinense, que conseguiu minimizar ocorrências e, felizmente, enfrentar a passagem deste ciclone extratropical sem registro de nenhuma vítima.

“Quero agradecer a presença dos ministros, que fazem uma demonstração de preocupação com Santa Catarina. Felizmente, com todos os anúncios que a gente fez, prevenimos as pessoas. Foi atingido o município de Praia Grande, onde temos desalojados e duas pontes que caíram. Graças a Deus a chuva deu trégua. Seguimos monitorando e vigilantes”, explicou o governador Jorginho Mello.

A comitiva liderada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional esteve no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que é reconhecido como um modelo nacional. Depois todos participaram de uma reunião para avaliação dos impactos causados pela passagem do ciclone. Os principais estragos foram registrados no Litoral Sul. Praia Grande, o município mais atingido, decretou situação de emergência.

“Nós sabemos da expertise que Santa Catarina tem, de saber se adaptar a essas situações de eventos. Daqui para frente temos a previsão da ocorrência do El Niño, que aumenta 50% as chuvas para cá, para a região Sul, e reduza em 50% para o Nordeste, intensificando a estiagem”, explicou o ministro da Integração, reforçando o que governo federal pode ajudar na reconstrução da infraestrutura afetada em Santa Catarina pelas chuvas.

A equipe do ministério também conheceu os projetos, que levantam a importância de compartilhar o conhecimento na área de prevenção a desastres. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil adiantou que está em conversas com o Estado para levar para todo país um exemplo desenvolvido em Santa Catarina: o programa Defesa Civil na Escola. A iniciativa prevê ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrências de eventos climáticos adversos.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Luiz Armando Schroeder, se colocou à disposição da equipe federal para detalhar ainda mais ações. “Nesta semana estive com o ministro e convidei ele e sua equipe para visitar nossa estrutura de Defesa Civil, que é considerada a melhor do Brasil e pode ser exemplo para todos os estados que sofrem as intempéries climáticas”, relatou.

Acompanharam a reunião também a secretária de Assistência Social, Maria Helena Zimmermann, e o secretário de Comunicação, João Debiasi e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro