Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó tem doutorado em Educação aprovado pela Capes

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/08/2023 10:47 - Atualizado em 14/08/2023 10:50

Buscar pelo conhecimento além dos horizontes da carreira acadêmica. Se tornar parte de um legado duradouro na história da ciência e do pensamento. Transcender desafios, descobertas e inquietações. Uma jornada misteriosa, reservada para os mais intrépidos buscadores, na qual poucos ousam empreender. Assim é o universo do doutoramento nos programas de pós-graduação em todo o mundo.

No âmago de um curso de doutorado, os estudantes mergulham de cabeça em um oceano vasto de saberes. É um chamado para a imersão completa em uma área específica, onde cada onda é uma teoria intrincada e cada correnteza, um desafio a ser vencido. Pesquisas originais são tecidas pacientemente, como fios que compõem o tecido do saber. É um processo solitário e, ao mesmo tempo, conectado à riqueza da história intelectual da humanidade.

Diante da importância imensurável do doutoramento, e com orgulho dos mais de 800 egressos dos cursos de mestrado, a Unochapecó comemora a aprovação do Doutorado em Educação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A notícia foi recebida pela instituição no mês de julho em meio a muita emoção, e trouxe muitas perspectivas de expansão da docência em toda a região.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, não esconde a empolgação diante da nova jornada que será oferecida pela Universidade..

“Há cerca de quatro anos estávamos trabalhando nessa proposta e esperando pela publicação de editais. Temos duas linhas de pesquisa: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas; e Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva e um corpo docente com excelente qualificação. Nossa proposta foi muito bem avaliada pela Capes. É o primeiro curso de doutorado em Educação na região oeste de Santa Catarina, uma grande conquista para o PPGE e para a Unochapecó, que terá impacto imenso na formação de profissionais da educação e de outras áreas, contribuindo para o desenvolvimento social. Por meio do doutorado, novos conhecimentos emergem, paradigmas são questionados e soluções inovadoras transformam o contexto sociocultural”, relata Tania.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, vibrou com o novo momento dos PPGs. Ela destaca que a conquista do doutorado renova o fôlego da Unochapecó na busca por perspectivas ainda maiores na formação científica e inovadora de professores na região.

“O doutorado é a semente do progresso, a fonte que nutre o desenvolvimento científico e intelectual da humanidade. É uma paixão pelo conhecimento que guia os doutorandos através de dias e noites de estudo, enfrentando obstáculos com coragem e perseverança. Essa é uma grande e valiosa conquista da Unochapecó, a qual queremos compartilhar com toda comunidade, pois reforça nossa missão enquanto Instituição Comunitária de Ensino Superior, em promover o desenvolvimento regional por meio da formação qualificada. Palavras pouco expressam o sentimento de gratidão a todos que fazem parte dessa história! Nesse mês, comemoramos os 53 anos de Unochapecó e a aprovação do doutorado veio como um presente para a Uno e para nossa comunidade”, afirma Andrea.

Desde 2012, quando o Programa de Pós-Graduação em Educação iniciou, 154 acadêmicos se tornaram mestres, impactando na realidade social de todo o Oeste catarinense pela formação humana, crítica e comprometida com a transformação da docência.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro