Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ceim Rosa Zambenedetti de Xaxim submete artigo científico ao Congresso Nacional de Educação

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/08/2023 10:28 - Atualizado em 24/08/2023 08:07
Prefeitura de Xaxim Artigo é sobre o projeto Mini-Histórias desenvolvido no Ceim, com nove experiências vivenciadas pelas crianças Artigo é sobre o projeto Mini-Histórias desenvolvido no Ceim, com nove experiências vivenciadas pelas crianças

A direção do Ceim Rosa Zambenedetti, do bairro Santa Terezinha, em Xaxim, no Oeste catarinense, submeteu um artigo científico no XVI Congresso Nacional de Educação (Educere). O artigo é sobre o projeto Mini-Histórias desenvolvido no Centro de Educação Infantil, com nove experiências vivenciadas pelas crianças com o olhar atento dos professores, entre os anos de 2022 e 2023.

A diretora do Ceim, Luciana Tonini, explica que as vivências são construídas a partir das necessidades e interesses das crianças. “São experiências que contemplam as habilidades dos pequenos que se tornam protagonistas de suas próprias curiosidades. É uma nova forma de aprendizado prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste formato é possível explorar tudo e proporcionar um aprendizado baseado em experiências”, afirma Luciana.

Ainda segundo a diretora, além da submissão do artigo científico, a expectativa é que o mesmo seja escolhido para ser apresentado no Congresso, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de setembro, em Curitiba (PR).

O artigo desenvolvido pelo Ceim é resultado de um compilado de vivências realizado pelo grupo com o apoio da coordenadora Caroline Gemelli. As mini-histórias também são compartilhadas com as famílias dos alunos, como forma de integração e aproximação do ambiente escolar.

MINI-HISTÓRIA: UMA MANHÃ DE SOL

Em uma manhã ensolarada, as crianças foram convidadas a explorar o espaço na área externa do Ceim, o pátio é sempre um lugar de muitas possibilidades, e quando a turminha é convidada a ir até lá a empolgação toma conta. Foi montado um espaço com uma mesa e disponibilizado massinha de modelar e materiais não estruturados, sendo que as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver o processo criativo e imaginário. Agora vamos contar um pouquinho de como foi a descoberta e a exploração da nossa turminha.

Derick estava agachado e muito concentrado, escolheu a massinha azul organizando a mesma sobre a base do toco e com a outra madeirinha ele rolava para alisar bem a massa. Vitório explorou o toco de madeira, mas o que mais lhe chamou atenção foi o cone de papelão, manuseando o mesmo juntamente com a massinha. Assim que questionado pela professora, falou que estava fazendo pão. Anthony Gabriel estava tentando cobrir com a massinha o pedaço de madeira. Victor amassava toda a massa com a madeira, tentando deixar ela mais fininha.

Juan colocou a massinha sobre o pequeno toco, em seguida amassou bem com a mão e com a mamadeira ele pressionava sobre a massa, observando o carimbo da mamadeira. Elis escolheu o palito de picolé para manusear com a massinha. Adrya muito concentrada, escolheu o toco de madeira menor e com a massa sobre o toco ela amassava bem a massa com o dedinho indicador. Jesus enquanto observava os amigos, manuseava apertando com força a massinha na mão. Andrys o que mais lhe interessou foi manusear os cones de papelão.

Jean ficou um tempo observando os colegas, em seguida escolheu o cone de costura, passando a rolar o cone de um lado para o outro. Depois se interessou pela massinha amarela e com um palito de picolé a cortava. Ravi amassou a massinha sobre o toco, em seguida amassou com a mão. Anthony Gabriel estava amassando todas as cores de massinhas com o cone de costura. Essa foi a mini-história contada de um dia da nossa turminha, um espaço que possibilitou e convidou a brincar, se tornando uma experiência repleta de descobertas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro