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Uceff implanta Campo Didático do curso de Agronomia

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/09/2023 09:24 - Atualizado em 01/09/2023 09:25
Uceff No local, os acadêmicos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula No local, os acadêmicos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula

Possibilitar a realização da prática agronômica aliada à teoria aprendida em sala de aula. Esse é o intuito da implantação do Campo Didático do curso de Agronomia na Fazenda Escola da Uceff Chapecó. Com uma área total de dois mil metros quadrados, o Campo Didático é composto por um horto medicinal e uma área dedicada à pesquisa.

Segundo o professor e agrônomo, Marciano Balbinot, no local está implantado um trabalho de pesquisa com o objetivo de estudar parâmetros de solo e de plantas a partir de diferentes manejos.

“Fazem parte da composição experimental 18 parcelas divididas em dois sistemas de cultivos, que são o convencional e o plantio direto na palha. Ambos possuem três tratamentos, sendo eles: plantas de cobertura e pastejo, milho, milho, no seguinte plantas de cobertura, milho, soja e, por fim, pousio, milho, soja”, detalha.

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA

Marciano explica que o experimento possibilita os alunos estudarem tanto o solo quanto as plantas. “As avaliações do solo estão voltadas para as propriedades físicas, como densidade, porosidade, permeabilidade, as químicas, como nutrientes e pH, assim como biológicas, que são os macro organismos. Já nas de plantas, temos parâmetros como massa da matéria verde e seca, altura e espessura de planta, composição bromatológica, tempo de decomposição, infestação de plantas de plantas invasoras e produtividade”, diz.

PRÁTICA QUE FAZ A DIFERENÇA

De acordo com o professor, o Campo Didático concede aos acadêmicos uma visão concreta do que encontrarão enquanto profissionais no mercado de trabalho. “Os manejos utilizados nos estudos representam muito daquilo que é encontrado em propriedades agrícolas da região, além da avaliação que será desenvolvida a curto, médio e longo prazo, com caracterização dos resultados acompanhados também das comprovações e propostas para a melhoria do uso do solo, por este ser um pilar da sustentabilidade da vida”, destaca.

PESQUISA APRIMORADA

Para Marciano, o experimento também permite aos estudantes se dedicarem ainda mais à pesquisa acadêmica. “Os alunos do curso podem participar diretamente dos trabalhos de pesquisa, aplicando ensinamentos e conhecimentos científicos no campo, relacionando teoria/prática, como também desenvolvendo novas aprendizagens de maneira a ampliar as relações advindas do senso comum para a ciência e com reflexo no campo de atuação como profissional agrônomo”, finaliza.


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