Close Menu

Busque por Palavra Chave

Comissão aprova relatório de Pezenti que facilita contratação de mão de obra na agricultura

Divulgação A Comissão de Agricultura aprovou a ampliação de contratação de mão de obra na agricultura familiar e a possibilidade de empresas de trabalho temporário para pequenos produtores, visando reduzir burocracias A Comissão de Agricultura aprovou a ampliação de contratação de mão de obra na agricultura familiar e a possibilidade de empresas de trabalho temporário para pequenos produtores, visando reduzir burocracias

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (25), o relatório favorável do deputado Rafael Pezenti (MDB) ao Projeto de Lei 1059/22.

A proposta amplia de 120 para 240 dias no ano a possibilidade de contratar mão de obra para agricultura familiar - sem perder a condição de segurado especial.

“Atualmente, se o produtor excede este número, ele perde aquele mísero salário mínimo a que tem direito na aposentadoria depois de tanto contribuir durante uma vida inteira”, explica Pezenti.

O texto ainda altera a legislação para admitir a contratação de empresas de trabalho temporário por parte dos pequenos produtores, também sem perder a condição de segurado especial, o que atualmente é proibido.

“Hoje, diante da dificuldade de contratação de trabalhadores, o agricultor negocia com intermediários e acaba sendo alvo de ações do Ministério Público do Trabalho”, pontua o deputado.

De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, o campo emprega mais de 15 milhões de trabalhadores. “A produção agrícola é um dos setores que mais cresce no Brasil e representa 25% do nosso PIB. Mesmo assim, os produtores ainda encontram muitas dificuldades para contratar empregados, sempre esbarrando em uma burocracia desnecessária”, justifica o relator do texto.

O texto segue agora para a análise da Comissão de Finanças e Tributação.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro