Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Civil e Cidasc fiscalizam propriedade rural em Coronel Freitas

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/12/2023 09:02 - Atualizado em 22/12/2023 09:04
Polícia Civil de Santa Catarina Entreposto clandestino foi fechado por processamento irregular de subprodutos animais, visando garantir segurança alimentar e evitar crimes no agronegócio Entreposto clandestino foi fechado por processamento irregular de subprodutos animais, visando garantir segurança alimentar e evitar crimes no agronegócio

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro/PCSC), juntamente com policiais civis da Operação Hórus e a Cidasc, realizou uma fiscalização sanitária em propriedade rural localizada na linha Zenaide Bertaso, no interior de Coronel Freitas, no Oeste catarinense.

A denúncia inicial era de abate clandestino, com revenda das carnes nos estabelecimentos comerciais da região. A localidade é de difícil acesso, tendo sido necessário a utilização do drone da Polícia Civil para mapear a área e garantir o sucesso da ação.

Durante a operação, foi flagrada grande quantidade de couro e vísceras de animais armazenadas em tonéis e em condições higiênico-sanitárias muito precárias, rodeadas por moscas e animais domésticos, além de forte odor e sujidades.

Também havia uma câmara fria repleta de carcaças, tudo em desacordo com as normativas sanitárias e ambientais. As investigações preliminares apontaram que no local não funciona um abatedouro, mas sim um entreposto clandestino de processamento de subprodutos de origem animal, com a revenda dos resíduos para fábricas de ração de outros Estados, geralmente à noite.

Carcaças de toda a região são processadas ali, mas o local não conta com licença ambiental, registros na vigilância sanitária ou nos demais órgãos competentes.

O local foi interditado e o proprietário notificado administrativamente por infração às normas sanitárias. Procedeu-se com a inutilização e o descarte dos produtos cárneos. Será instaurado procedimento policial para apurar eventual prática de crime ambiental.

O objetivo da operação foi garantir a segurança dos consumidores e a oferta de produtos de origem animal livres de riscos. Os produtos catarinenses têm conquistado o mercado nacional e até internacional pela qualidade que oferecem.

A união de esforços entre a Polícia Civil e Cidasc tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar crimes patrimoniais contra o agronegócio.





Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro