Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governador e Defesa Civil se reúnem para novos avanços em ações de proteção contra desastres naturais

Roberto Zacarias/Secom Governador Jorginho Mello discutiu ações de contenção de desastres naturais em SC, baseadas em estudos da JICA, visando à redução de riscos e proteção da população Governador Jorginho Mello discutiu ações de contenção de desastres naturais em SC, baseadas em estudos da JICA, visando à redução de riscos e proteção da população

O governador Jorginho Mello se reuniu, na noite de segunda-feira (15), com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) para discutir ações de contenção aos desastres naturais em Santa Catarina. Os projetos irão utilizar como base os estudos realizados pela Japan International Cooperation Agency (JICA), que já fez estudos na Bacia do Rio Itajaí-Açu.

O governador destacou a sua preocupação com os catarinenses que foram afetados com as fortes chuvas de 2023 e informou que haverá muito trabalho para conter esses desastres naturais no estado: “O catarinense não pode mais viver todo ano preocupado se irá ou não perder todos os seus bens com as enchentes e fortes chuvas”.

Com estudos avançados, o programa irá focar na redução de risco de desastres naturais. A intenção é levar a experiência de lidar com as situações do Rio Itajaí para toda Santa Catarina, expandindo também os estudos da JICA que possam servir como referência nacional. Serão definidas prioridades para cada município, visando os que são mais afetados pelas chuvas e enchentes todos os anos.

O secretário estadual da Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, explica que com o projeto haverá ainda mais medidas de proteção do estado para a população quando houver algum desastre, “foi uma reunião para alinhar as prioridades do governo. O governador irá determinar as prioridades e as equipes de governo que irão trabalhar no programa, então agora é a hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer”.

Desde outubro do ano passado, a Secretaria de Estado do Planejamento atua como a responsável por coordenar o grupo de trabalho multidisciplinar, formado por diversas secretarias e entidades estaduais, que concentra as iniciativas que contribuem na ampliação da resiliência da região do Vale do Itajaí em face de eventos climáticos. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, e pela secretária-geral de Governo, Danieli Pinheiro Porporatti.

A JICA

A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento. A Companhia atua em mais de 150 países, prestando assistência para o desenvolvimento dos mesmos.

Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro