Close Menu

Busque por Palavra Chave

SAÚDE EM CORES

Prefeitura lança programa de conscientização no ponto mais alto de Criciúma

Prefeitura de Criciúma Mirante Realdo Santos Guglielmi será iluminado com as cores relacionadas às campanhas de cada mês do ano Mirante Realdo Santos Guglielmi será iluminado com as cores relacionadas às campanhas de cada mês do ano

Criciúma avança na promoção da saúde e qualidade de vida. Pensando nisso, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o lançamento do Programa Saúde em Cores, com o objetivo de trabalhar ações de conscientização sobre diversas doenças. As cores relacionadas às campanhas de prevenção de cada mês do ano iluminarão o ponto mais alto da cidade: o Mirante Realdo Santos Guglielmi. O ato de lançamento da iniciativa acontecerá na próxima quinta-feira (25), às 18h30, no Mirante Municipal, localizado no Morro Cechinel.

“O Mirante Realdo Santos Guglielmi se tornou um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. Vamos usá-lo, agora, como um farol de conscientização. Além de embelezar a nossa cidade, dando cor ao monumento, o programa servirá como um lembrete constante sobre a importância do cuidado com a saúde, atenção aos sinais e aos desafios que muitos enfrentam”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A cada mês do ano, serão realizadas ações de educação e saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com o tema. Segundo o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, o conceito é levar informação à população, a partir dos meses temáticos já programados no calendário da Secretaria Municipal de Saúde. O programa foi construído com base no Relatório Epidemiológico do Município, que analisa dados de morbimortalidade.

“Cada mês recebe uma cor em alusão a alguma doença ou problemas, relacionados à prevenção de algum fator de saúde. No primeiro mês do ano, por exemplo, falamos sobre o Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase e tuberculose. Temos, também, o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. Para reunir todas essas ações, nada melhor do que o Mirante Municipal”, explicou Casagrande.

JANEIRO ROXO

Janeiro é o mês de conscientização sobre as doenças infecciosas e transmissíveis hanseníase e tuberculose. A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza abordagens voltadas aos meios digitais durante o mês, dando visibilidade às ações de enfrentamento, como os programas de controle às doenças no município.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) desenvolve ações de vigilância e assistência aos portadores da doença, como: rastreamento e diagnóstico da tuberculose através da investigação de sintomático respiratório, na população de sua área de abrangência, e o acompanhamento dos casos de tuberculose, por meio da estratégia Tratamento Diretamente Observado (TDO), onde a unidade de saúde acompanha diariamente a tomada da medicação, na residência ou na própria UBS.

O Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH) tem por finalidade acompanhar e tratar todos os casos de hanseníase encaminhados pela rede de assistência. O programa oferece exames, consultas médicas e de enfermagem. São realizados, também, exames de diagnóstico, orientação e acompanhamento do paciente, dos familiares e pessoas expostas à doença.

“Os casos confirmados passam a ser atendidos no programa por uma equipe multidisciplinar, contando com médico e enfermeiro, consultas mensais e variados exames. Todas as UBSs têm capacidade de desenvolver ações básicas de controle”, completou Casagrande.

SOBRE AS DOENÇAS

A hanseníase é uma doença contagiosa que afeta a pele e os nervos. Alguns sintomas recorrentes são: manchas claras ou vermelhas na pele, diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

Já a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, podendo acometer, ainda, outros órgãos e sistemas. Grande parte dos infectados não demonstram sintomas. Traços que podem auxiliar o diagnostico são: tosse, em alguns casos com sangue, perda de peso, sudorese noturna e febre. Ambas as doenças, possuem tratamento e cura, se descobertas a tempo.

PROGRAMAÇÃO

  • Fevereiro Laranja - Conscientização sobre a importância de medidas preventivas às doenças respiratórias.
  • Março Verde - Importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce das neoplasias e prevenção dos fatores de riscos.
  • Abril Azul e Vermelho - Importância da prevenção e conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes.
  • Maio Laranja - Conscientização sobre a importância da prevenção às violências.
  • Junho Vermelho - Conscientização sobre a importância da doação de sangue.
  • Julho Amarelo - Importância da conscientização às hepatites virais.
  • Agosto Dourado - Conscientização sobre a importância e incentivo à amamentação.
  • Setembro Amarelo - Conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental.
  • Outubro Rosa - Conscientização sobre a importância da saúde integral da mulher com ênfase no câncer de mama.
  • Novembro Azul - Conscientização sobre a importância da saúde integral do homem com ênfase no câncer de próstata.
  • Dezembro Vermelho - Conscientização da HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro