Close Menu

Busque por Palavra Chave

SAÚDE EM CORES

Programa de conscientização é lançado no ponto mais alto de Criciúma

Prefeitura de Criciúma O Programa Saúde em Cores ilumina o Mirante Realdo Santos Guglielmi em Criciúma, destacando campanhas mensais de conscientização sobre diversas doenças O Programa Saúde em Cores ilumina o Mirante Realdo Santos Guglielmi em Criciúma, destacando campanhas mensais de conscientização sobre diversas doenças

Lançado na noite de quinta-feira (25) pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Saúde em Cores levou conscientização sobre diversas doenças ao ponto mais alto da cidade: o Mirante Realdo Santos Guglielmi. Durante todo o ano, as cores relacionadas às campanhas de prevenção de cada mês iluminarão a estrutura, localizada no alto do Morro Cechinel.

“Construído no ponto mais alto da nossa cidade, visto por toda a região, o Mirante Realdo Santos Guglielmi acolhe milhares de pessoas. Já foram quase 20 mil visitantes desde a sua inauguração. Que tal aproveitarmos os equipamentos públicos para divulgar o trabalho que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde que, muitas vezes, não é tão visto? Agora, além de servir para o turismo, esse equipamento público cumpre o propósito de conscientizar toda a nossa população”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

Em Criciúma, cada mês do ano possui ações específicas de educação e saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com o tema. Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, o conceito da campanha é levar informação à população, a partir dos meses temáticos já programados no calendário da Secretaria Municipal de Saúde. O Programa Saúde em Cores foi construído com base no Relatório Epidemiológico do Município, que analisa dados de morbimortalidade.

“Isso nos dará uma conotação importante das três premissas do Sistema Único de Saúde (SUS): prevenção, promoção em saúde e tratamento. Portanto, esse é um momento rico para a saúde pública que, com certeza, será modelo para todo o Brasil. Que cada um possa levar a importância da prevenção e gerar a curiosidade sobre as cores, para que possamos melhorar a qualidade de vida na nossa cidade”, afirmou Casagrande.

CONFIRA AS CAMPANHAS DE CADA MÊS

Janeiro Roxo

A campanha alerta para a prevenção e conscientização sobre as doenças infecciosas e transmissíveis hanseníase e tuberculose. Em Criciúma, são ofertados diversos serviços nas UBSs, com os Programas de Controle da Hanseníase e Tuberculose da prefeitura, que oferecem consultas médicas, de enfermagem e multiprofissionais, exames, diagnóstico e tratamento. Ao todo, o programa possui 200 pacientes cadastrados e realiza em torno de 12 mil atendimentos por ano.

Fevereiro Laranja

A campanha alerta para a prevenção e conscientização sobre as doenças respiratórias. Criciúma possui o Programa Sentinela para a identificação de vírus respiratórios que circulam no município, além dos atendimentos nas UBSs e consultas ambulatoriais com especialistas. Ao todo, são 2,7 mil pacientes cadastrados e 8,7 mil atendimentos por ano.

Março Verde

A campanha alerta para a prevenção e conscientização sobre o diagnóstico precoce das neoplasias e dos fatores de riscos. Em Criciúma, são oferecidos atendimentos médicos e de alta complexabilidade em oncologia. Ao todo, são aproximadamente 320 consultas ao mês, totalizando 8,8 mil atendimentos a cada ano.

Abril Azul e Vermelho

A campanha alerta para a prevenção e conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes. Em Criciúma, são oferecidos atendimentos nas UBSs e consultas ambulatoriais com especialistas na área, além do Programa Saúde nos Parques. Ao todo, são 10,8 mil diabéticos e 27 mil hipertensos cadastrados, totalizando aproximadamente 100 mil atendimentos por ano.

Maio Laranja

A campanha alerta para a prevenção e conscientização sobre o combate às violências. Em Criciúma, são realizados acolhimentos e consultas multiprofissionais. Ao todo, são realizados aproximadamente 100 atendimentos por mês, totalizando 1,1 mil ao ano.

Junho Vermelho

A campanha alerta para a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Em Criciúma, no ano de 2023, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) registrou 135,1 mil doadores de sangue, totalizando 11,2 mil doações ao mês.

Julho Amarelo

A campanha alerta para a prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. Em Criciúma, são oferecidos diversos serviços nas UBSs, por meio do Programa de Hepatites Virais. Ao todo, são atendidos em média 100 pacientes por mês e 37 mil testes rápidos realizados por ano.

Agosto Dourado

A campanha tem o objetivo incentivar e ressaltar a importância da amamentação. Além do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Santa Catarina (HMISC), Criciúma possui um serviço exclusivo para o atendimento de mães e bebês com problemas na amamentação, além de contar com um Grupo de Gestantes Municipal Permanente. Atualmente, pouco mais de 50% das crianças menores de seis meses estão em aleitamento materno exclusivo no município.

Setembro Amarelo

A campanha tem o objetivo de incentivar a conscientização e prevenção ao suicídio e cuidado com da saúde mental. Criciúma possui uma Rede de Saúde Mental ampla, com porta de entrada por meio das UBSs e dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Ao todo, são atendidos 8 mil pacientes por mês e 100 mil atendimentos ao ano.

Outubro Rosa

A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde integral da mulher com ênfase no câncer de mama. Em Criciúma, são ofertados diversos serviços, como exames e diagnóstico, em todas UBSs e no Santo Agostinho Complexo de Saúde. Ao todo, são 87,1 mil mulheres cadastradas, totalizando aproximadamente 32 mil atendimentos por ano.

Novembro Azul

A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde integral do homem com ênfase no câncer de próstata. Em Criciúma, são ofertados serviços em todas as UBSs, além de consultam ambulatoriais com especialistas. Ao todo, são 77,8 mil pacientes cadastrados, totalizando 12 mil atendimentos por ano.

Dezembro Vermelho

A campanha tem o objetivo de alertar sobre a conscientização e prevenção da HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis. Em Criciúma, são ofertados diversos serviços nas UBSs, incluindo testes rápidos, além do Programa de Atenção Municipal às DSTs, HIV e AIDS (PAMDHA). Ao todo, são aproximadamente 2,6 mil atendimentos por mês, totalizando 32,7 mil ao ano.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro