Close Menu

Busque por Palavra Chave

Estação meteorológica instalada em Pinhalzinho amplia o monitoramento ambiental em SC

Roberto Zacarias/Secom Governo de SC firma parceria com cooperativas do Oeste para instalação de estação meteorológica em Pinhalzinho, visando melhorar monitoramento agrícola pela Epagri/Ciram Governo de SC firma parceria com cooperativas do Oeste para instalação de estação meteorológica em Pinhalzinho, visando melhorar monitoramento agrícola pela Epagri/Ciram

Um termo de cooperação assinado, nesta quarta-feira (14), entre o Governo de Santa Catarina e cooperativas do Oeste catarinense vai ampliar o monitoramento agrometeorológico no estado realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri). O acordo assegurou a instalação de uma estação meteorológica com telemetria no município de Pinhalzinho pelas cooperativas e prestação de serviços especializados na obtenção de dados climáticos pela Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima em SC.

A assinatura foi realizada na abertura da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, pelo governador Jorginho Mello, além dos presidentes da Epagri, Dirceu Leite, da Cooperativa Regional Itaipu, Arno Pandolfo, do Sicoob Creditaipu, Carlos Alberto Utzig, da Mauê e Ceraça, José Samuel Thiesen, da Cresol, Romeu Both, e e do Sicredi Alto Uruguai, Angelita Cadoná.

De acordo com o gerente da Epagri/Ciram, Luis Hamilton Garbossa, a estação meteorológica de Pinhalzinho é completa e mede a radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação pluviométrica (chuva) e molhamento foliar para determinar a favorabilidade de doenças em culturas agrícolas. “Os dados coletados são enviados a cada hora para o banco de dados da Epagri/Ciram e lá são processados e transformados em informações importantes aos agricultores para tomadas de decisões no campo, como o planejamento de datas de plantio, colheita, adubação, entre outros, ajudando assim, a aumentar a eficiência na agricultura”, salienta Garbossa.

O presidente Dirceu Leite afirma que parcerias como essas são importantes para o Epagri adensar a rede de monitoramento ambiental do estado. “Conseguimos desta forma obter dados em locais onde antes não existia monitoramento. Nosso objetivo é ter uma distribuição de estações meteorológicas de forma estratégica pelo Estado para que todas as regiões sejam beneficiadas com essas informações, que hoje são imprescindíveis para a agricultura”, diz.

Os dados da estação meteorológica já estão disponíveis para a sociedade de Pinhalzinho e região no site da Epagri/Ciram, na plataforma digital Agroconnect.

MONITORAMENTO DO TEMPO EM SC

Em Santa Catarina, o monitoramento agrometeorológico é realizado por uma rede de mais de 250 estações de monitoramento espalhadas estrategicamente por todo o território catarinense e mantidas pela Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima no estado. São mais de R$ 14 milhões em infraestrutura instalada no campo, que coleta dados 24 horas por dia e os transmite em tempo real para a sociedade. O trabalho envolve uma equipe de cerca de 40 profissionais multidisciplinares, muita tecnologia e investimentos contínuos na manutenção e na melhoria das estruturas.

Os dados geram informações sobre as condições do tempo e do mar, permitem a divulgação de avisos e alertas de situações adversas para a cidade e o campo, além de oferecer uma série de produtos para a agricultura.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro