A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, participou, na tarde desta quarta-feira (21), do Seminário de Articulação da Política de Assistência Social com o Processo Migratório, realizado em Chapecó. No evento, foram discutidos os avanços e os desafios no atendimento desse público em Santa Catarina.
Em seu discurso ela comentou que o Estado oferece muitas oportunidades, como vagas de emprego e excelente qualidade de vida, justamente por isso acaba atraindo cada vez mais imigrantes, e ressaltou que é responsabilidade do Poder Público acolher essas pessoas e garantir direitos.
“Hoje Santa Catarina é proporcionalmente o estado que mais acolhe imigrantes. Temos aqui pessoas de quase 130 nacionalidades e precisamos estar preparados para este acolhimento que é feito sem nenhuma distinção nos equipamentos da Assistência Social, mas para que isso possa ser feito de forma efetiva e humanizada precisamos ter dados que direcionem todas as ações e estabelecer fluxos de trabalho”, pontuou.
Maria Helena cita ainda que Santa Catarina tem buscado avançar em aspectos como documentação, acesso a mercado de trabalho que o tema tem sido trabalhado de forma intersetorial com outras políticas públicas como Educação, Saúde e até mesmo com entidades como a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS, Regina Suenes, foi uma das palestrantes do Seminário e também apresentou o que o Estado tem feito para garantir o atendimento aos migrantes e quais os desafios ainda precisam ser superados em parceria com os municípios.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro