Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fiesc promove oficina Regularize para organizações sociais em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/02/2024 10:18 - Atualizado em 22/02/2024 10:19
MB Comunicação Entidades precisam deixar documentações regularizadas para receberam valores Entidades precisam deixar documentações regularizadas para receberam valores

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promoveu, nesta terça-feira (20), a oficina “Regularize”. Os gestores e voluntários de organizações sociais são capacitados para planejamento, captação de recursos, voluntariado e orientações de como obter os documentos para a formalização.

O contador Tadeu Pedro Viera foi o instrutor de mais de 20 instituições inscritas do município e da região. Estiveram presentes ainda o gerente executivo do SESI, Senai e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti e o coordenador do Portal Social da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Dalvair Angheben. O curso foi realizado no auditório do Senai de Chapecó.

“As instituições precisam de um posicionamento que só por meio da profissionalização, da regularização será possível participar de processos como esse que a Fiesc coloca em voga, que é o Fundo Social e o Portal Social em parceria com a ACIC,” explicou o instrutor Vieira sobre a importância da participação das entidades na oficina ofertada de forma gratuita.

Vieria destacou que é necessário preparar cada vez mais associações que possam ser atendidas pelas demandas de empresas que devem investir na área social. “Temos duas pontas. A ponta da sociedade que precisa de recursos para que possa trabalhar políticas públicas complementares e, do outro lado, as empresas que precisam atender os programas como o ESG, entre outros no mercado.”

O gerente executivo Jardel Carminatti salientou que a capacitação é vinculada ao programa da Fiesc “Eu Voluntário” e que um passo fundamental anterior ao recebimento de recursos é entender como estruturar esses projetos para garantir que o encaminhamento seja eficaz e os valores sejam obtidos de maneira assertiva. “As instituições têm o desejo de buscar apoio financeiro que está disponível, mas são barrados por falta da documentação necessária na administração.” Carminatti ainda complementou que a busca é por sensibilizar cada vez as organizações para que escrevam projetos que retenham recursos locais, ou seja, que atendam demandas e carências do município.

O Portal Social da ACIC instiga constantemente empresários para as destinações de valores, no entanto, é necessário que os projetos sociais estejam regulares para receber fundos. O coordenador Dalvair apontou que a relevância deste programa reside na capacitação das pessoas envolvidas em todo o processo dos incentivos fiscais. “O dinheiro existe através de mecanismos legais, porém muitas vezes falta o conhecimento de como acessar esses valores. Este programa, promovido pela Fiesc em parceria com outras entidades, é de extrema importância, pois visa fornecer esse conhecimento sobre como acessar os recursos, quais os passos a seguir e como fazer isso de forma correta.”

O Programa Viver Ações Sociais, a Associação Mesa Para Todos, o Verde Vida Programa Oficina Educativa, a Apae Chapecó, ABGet, Asfrec, Adevosc Chapecó, Associação dos Voluntários do Hospital Regional (AVHRO), ICESA Quilombo, GAPA e FCD estão entre as instituições participantes da oficina.

A secretaria e participante da equipe funcional da visão da Adevosc, Aline Simoni, observou que "diante de todas as novas iniciativas e dos desafios que enfrentamos como instituições em relação à demanda por investimentos, o Regularize oferece uma oportunidade para aprimorarmos nossas habilidades e adquirirmos novas técnicas administrativas".

O participante Daniel Contti de Lima chegou para a oficina sem conhecimento sobre o terceiro setor, com interesse em criar uma nova instituição voltada a saúde auditiva. “O Tadeu nos deu segurança contábil e jurídica, principalmente na busca. Sabemos que a necessidade é grande, também atuamos com outros trabalhos voluntários, mas não tínhamos um entendimento mais profundo da legislação.” Daniel finalizou que ainda será possível sanar dúvidas entre colegas de outros programas que precisam regulamentar as associações.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro