Close Menu

Busque por Palavra Chave

Livro lançado na Alesc interliga Segurança Pública, Imprensa e Direito

Bruno Collaço/Agência AL O lançamento da obra aconteceu no hall da Alesc O lançamento da obra aconteceu no hall da Alesc

Intitulada "A Difusão da Informação sob a Ótica da Atividade de Inteligência; Segurança Pública, Imprensa e Direito", a obra do jornalista, com formação em Direito e especialista em Inteligência Criminal, Thiago de Miranda Coutinho, foi lançada na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (27).

O objetivo do livro é refletir sobre a difusão de informações na atividade de Inteligência, permeando a imprensa, o Direito e as formas de utilização dos veículos de comunicação como meios dessa divulgação controlada de dados, de modo a promover ações de inteligência e contra-inteligência na área de segurança pública.

Conforme Thiago, o livro é fruto de análises feitas em 10 anos, a partir de uma pós-graduação. “Em nossa pesquisa, a assessoria de imprensa de órgãos jurídicos e criminais precisa ter um viés de atividade de inteligência. É um livro que denota a atividade de Inteligência, fruto de uma pós-graduação realizada em 2013 e envolve atentados criminosos em Santa Catarina, entre o fim de 2012 e o início de 2013, além do caso de homicídio da vereadora Marielle Franco, em 2018, no Rio de Janeiro, e a guerra Israel-Palestina, iniciada em outubro de 2023”.

SOBRE O AUTOR

Thiago de Miranda Coutinho é Especialista em Inteligência Criminal. Graduado em Jornalismo e Direito, é escritor e coautor de livros, articulista nos principais veículos jurídicos do país, palestrante e membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Atualmente, é Agente de Polícia Civil e integrante do corpo docente da Acadepol (PCSC).

No ano de 2021, foi condecorado pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz pelos serviços prestados à comunidade de Inteligência. Em 2023, recebeu Moção de Aplauso da Alesc. Autor da sugestão legislativa de propositura de Projeto de Lei encampada pelo Conselho Federal da OAB, a fim de incluir no Código Penal, qualificadoras a crimes praticados contra advogados.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro