Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jorge Goetten defende manutenção do Perse para o setor de eventos

Divulgação/Lê Deputado defende prorrogação do Perse por mais quatro anos durante encontro com representantes do setor de eventos em Brasília Deputado defende prorrogação do Perse por mais quatro anos durante encontro com representantes do setor de eventos em Brasília

Durante encontro de parlamentares com representantes do setor de eventos em Brasília (DF), nesta quarta-feira (27), o deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL) defendeu a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse, ao menos por mais quatro anos, até 2027.

A possibilidade do programa ser encerrado foi levantada pelo Governo Federal, que enviou uma medida provisória ao Congresso Nacional pela extinção gradual do programa até 2025. Para Goetten, a medida adotada pelo Executivo significa o não cumprimento do acordo com o Congresso. “Não deveríamos estar aqui discutindo um assunto que já estava acordado e resolvido. Acabar com o Perse é dar calote no setor e o Congresso não vai permitir”, ressaltou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, justificou que o gradativo fim do Perse seria necessário para cortes no orçamento. Já a relatora do projeto na Câmara, deputada Renata Abreu (PODE/SP) explicou que o retorno do programa aos cofres públicos já é suficiente pela sua manutenção. “O Perse gerou 20 bilhões de reais aos cofres públicos. Ele se paga”, afirmou.

O governo federal chegou a apresentar um novo projeto de lei, remodelando o programa. Porém, o texto não agradou os parlamentares e nem o setor por prever uma significativa redução dos incentivos.

MANUTENÇÃO DE EMPREGOS

Originalmente, o programa foi criado para auxiliar as empresas com as perdas durante a pandemia da Covid-19. No entanto, como explica Goetten, o Perse se mostrou extremamente eficiente ao longo do tempo. “O parcelamento facilitado dos débitos e a redução de alíquotas deixou o setor respirar e sobreviver à pandemia”.

Conforme dados do IBGE e do Ministério do Trabalho, em 2023 o segmento de eventos registrou crescimento de 400%. Foram geradas 30 mil vagas de empregos. “Esses resultados mostram a importância de continuar e quem sabe tornar permanente um dos setores que mais emprega no Brasil”, finaliza Goetten.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro