Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dr. Vicente Caropreso faz apelo pela vacinação e alerta à gravidade da dengue

Agência AL  Parlamentar alerta que situação de hospitais pode se agravar com  chegada do inverno e aumento das doenças respiratórias Parlamentar alerta que situação de hospitais pode se agravar com chegada do inverno e aumento das doenças respiratórias

O deputado Dr. Vicente Caropreso ocupou a tribuna da Alesc nesta quarta-feira (03), para fazer um apelo aos catarinenses, principalmente das regiões Norte e Nordeste, para que usem repelente e vacinem seus filhos entre 10 a 14 anos contra a dengue.Conforme o deputado, a campanha de vacinação pública que iniciou em março está muito abaixo da expectativa.Menos de 30% das doses foram aplicadas.

Desde fevereiro, Santa Catarina enfrenta uma situação de emergência devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Só este ano, o número de pessoas infectadas ultrapassa cem mil, com registro de 56 óbitos.

“Pelo amor de Deus, é um pedido que faço para cada um de vocês, passem para a família de vocês, principalmente no Norte e Nordeste, regiões que receberam vacinas. Faço um apelo aos pais e responsáveis: vacinem seus filhos! Cerca de apenas 25% das doses foram aplicadas. Quando a vacina da dengue chegou, esperávamos uma corrida pelo imunizante. No entanto, infelizmente, as pessoas não estão se vacinando”, disse.

Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder são as cidades onde a vacina está disponível, por definição do Ministério da Saúde, por concentrarem grande número de casos da doença.

O parlamentar também chamou a atenção para o uso de repelente. “Agora, o pessoal está caindo na real e comprando repelente, que, inacreditavelmente, subiu o preço. Estou andando de calça comprida, camisa de manga comprida e com repelente”, revelou o médico neurologista.

HOSPITAIS SOBRECARREGADOS

O deputado destacou que a dengue é uma doença grave e pode matar. “Não é só uma febre, é uma doença potencialmente grave, deixa sequelas, além de exigir internações prolongadas, sobrecarregando hospitais e unidades de saúde como estamos vendo. A situação é muito preocupante”, alertou, acrescentando que dois de seus assessores contraíram a doença, sendo que um deles pode estar com dengue hemorrágica.

INVERNO PREOCUPA

O deputado lembrou a proximidade do inverno, que tende a ser mais rigoroso que no ano anterior, potencializando os casos de doenças respiratórias. Ele destacou a importância da vacinação contra a influenza, que já está em vigor no Estado, e fez dura crítica aos movimentos que disseminam informações falsas para desestimular as campanhas de imunização.

“Se os hospitais já estão lotados agora, imaginem uma epidemia de gripe junto com essa crise de dengue. No ano passado, as unidades de saúde enfrentaram um cenário de caos devido à baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe. Quando as pessoas brincam, não levam a sério a vacina, a saúde pública é colocada em risco. É preciso acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a ciência médica, e vamos salvar muitas vidas.”


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro