Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc promove palestra sobre gestão de educação em município com referência nacional

Rodolfo Espínola/Agência AL Secretário de Educação de Sobral destaca práticas educacionais de sucesso na Alesc, revelando os segredos por trás do reconhecimento nacional da cidade como referência em educação Secretário de Educação de Sobral destaca práticas educacionais de sucesso na Alesc, revelando os segredos por trás do reconhecimento nacional da cidade como referência em educação

Na terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Educação e Cultura e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a partir de requerimento do deputado Mário Motta (PSD), foi recebido o secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos. Durante a palestra O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE, o secretário compartilhou as experiências educacionais bem-sucedidas que fizeram o município se tornar referência nacional em educação.

A Comissão de Educação e Cultura tem na presidência a deputada Luciane Carminatti, e o deputado Mário Motta, na vice-presidência. O deputado Rodrigo Minotto representou o parlamento, como vice-presidente da Casa, e o deputado Napoleão Bernardes prestigiou como amigo e colega de bancada do deputado Mário Motta. Além deles, a recém-eleita vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, representou a universidade estadual.

Com 200 mil habitantes, o município de Sobral ganhou reconhecimento pelos resultados consistentes e acima da média nacional em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal medidor de desempenho dos estudantes, do Ministério da Educação. Sobral (CE) e Coruripe (PE) são os únicos municípios brasileiros cujas médias no 5º e 9º anos se comparam com as das escolas privadas do país, e muito acima da média das escolas privadas dos respectivos estados.

O resultado, no entanto, não é de agora. No encontro, Herbert Lima destacou que há quase 30 anos a prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional com foco na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização dos professores. Entre os diferenciais que levaram a cidade a ser considerada pelo Senado a Capital Nacional da Educação destacam-se o Programa de Alfabetização na Idade Certa, criado no final da década de 1990, e que com o passar dos anos foi estendido para o governo do Estado, seguido hoje em 184 municípios cearenses.

A gestão educacional de Sobral prioriza ainda a formação continuada de professores, material didático estruturado, avaliação permanentes de monitoramento e acompanhamento dos estudantes a cada seis meses, currículo, seleção pública para diretor e coordenador escolar, gratificação, bonificação e prêmios em dinheiro para os professores que apresentam os melhores resultados com os alunos, além de ações para aproximar a família da escola.

Os programas e metas definidos fizeram que Sobral – que tem 2.800 professores, 85 unidades escolares e 35 mil alunos – saltasse de 1.366 no ranking do IDEB, em 2005, para o primeiro lugar em 2015 com 8,8. Para 2023, a projeção é de que o município conquiste o melhor resultado até hoje, alcançando a pontuação de 9,5, consolidando mais uma vez o título de cidade com a melhor educação do Brasil.

Ao fim do encontro, o secretário Herbert Lima destacou que a principal diferença de Sobral com relação aos demais municípios brasileiros não é oferecer os mesmos recursos a todos os estudantes, mas sim trabalhar de forma individualizada, entendendo e trabalhando as particularidades de cada aluno.

Para o deputado Mário Motta, o exemplo de Sobral, além de inspirador, mostra que, mesmo com poucos recursos, é possível fazer a diferença e transformar o futuro por meio da educação. “Certamente este evento contribuiu para nos apontar novos caminhos para a gestão educacional, para nos incentivar a buscar novas soluções para os desafios da educação brasileira e para o incentivo à inovação educacional em Santa Catarina”, destacou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro