Close Menu

Busque por Palavra Chave

ACADEMIA E ATUAÇÃO

Repórter do LÊ NOTÍCIAS integra debate na Unochapecó

Janquieli Ceruti reuniu-se com outros profissionais para discutir a realidade dos meios de comunicação
Por: Felipe Giachini
28/10/2016 17:12 - Atualizado em 28/10/2016 17:34
Convidados explanaram, entre outros assuntos, como funcionam os veículos em que trabalham (Fotos: Felipe Giachini/LÊ) Convidados explanaram, entre outros assuntos, como funcionam os veículos em que trabalham (Fotos: Felipe Giachini/LÊ)

A contação de histórias, a produção de notícias e as formas de organização dos veículos de comunicação têm cada vez mais influência no dia a dia da população dos grandes e pequenos centros. Para estarem inseridos nos trâmites da sociedade e trabalhar com a construção de narrativas para a formação da opinião pública com a disseminação de informações de interesse público, jovens e adultos procuram as carteiras universitárias para garantir o conhecimento e utilizá-lo da prática. Há 18 anos o curso de Jornalismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó oferece conteúdos, profissionais e laboratórios especializados para proporcionar aos estudantes qualidade no ensino e assim dar um empurrão inicial para a carreira dos futuros jornalistas. Em comemoração ao aniversário do curso, diversas atividades mobilizam a comunidade acadêmica durante o ano, principalmente com olhar voltado ao mercado de trabalho, assim como o I Seminário de Jornalismo Impresso, que aconteceu ontem (27), nas dependências da instituição de ensino, organizado pelos próprios estudantes com orientação de coordenação e professores. Estiveram presentes profissionais de imprensa do Oeste catarinense, incluindo a repórter do LÊ NOTÍCIAS, Janquieli Ceruti.

No início do segundo semestre letivo os estudantes do quarto período de Jornalismo receberam dos professores a responsabilidade de organizar quatro seminários para discutir a realidade dos veículos de comunicação, sobretudo em cidades interioranas. Cada disciplina deveria dividir grupos que se responsabilizaram na organização, divulgação e convite aos profissionais. O primeiro seminário aconteceu em 19 de setembro e reuniu nomes das rádios locais; o segundo foi em 12 de outubro com profissionais de televisão. No seminário do veículo impresso, além de Janquieli, estiveram o editor do Jornal Folha Sete, de Seara, Décio Pandolfi; o jornalista Gilberto Bortese, proprietário do Jornal Mirante, de Nova Erechim; a editora-chefe Sonia Giaretta e o diretor de expansão e sócio proprietário Ronaldo Roratto, do Jornal Diário do Iguaçu, sede em Chapecó.

O professor responsável pelo evento, Dirceu Hermes, da disciplina de Realidade Regional em Comunicação, destacou que o sucesso da atividade se deu pelo comprometimento dos acadêmicos, que não pouparam esforços para que tudo ocorresse conforme o planejado. “Sem dúvida nenhuma isso deu aos estudantes a oportunidade de eles serem protagonistas do próprio movimento, mas o principal foi o diálogo com o mercado e a vinda desses profissionais para a Universidade, que com certeza contribuíram para a formação do futuro jornalista. O debate foi riquíssimo, pois foi importante discutir a profissionalização e a necessidade do comprometimento do jornalista com a informação, sobretudo por se tratar de um bem público e necessário para a comunidade”.

Conforme o coordenador do curso, Vagner Dalbosco, a ideia de reunir a mídia regional com discussão mais aprofundada, como é feita nesses eventos, já vem sido discutida há muito tempo. Vagner enfatiza que momentos como esses são muito pertinentes e contribuem em vários aspectos, pois é evidenciada a relação com os conteúdos jornalísticos, a qualidade da mídia, o futuro dos veículos e também no que o mercado pensa da formação do jornalista. “Essa interação entre o curso de Jornalismo, os estudantes e o mercado de trabalho é muito importante porque é no mercado que esses estudantes estarão inseridos no futuro. Deixo meu reconhecimento aos acadêmicos e professores que desenvolveram esses seminários de forma brilhante, com ótimos convidados e discussões”, salientou.

Janquieli, que já atua no há quatro anos, é recém-formada na Unochapecó e avalia com entusiasmo a experiência de voltar à academia já como profissional e estar ao lado de nomes já consagrados na região e com larga bagagem de atuação. “A experiência foi gratificante, pois além de trocar ideias com os acadêmicos, sentar-me com profissionais tão experientes e inteirados sobre as tendências do jornalismo impresso, fez com que eu pudesse adquirir novos olhares e noções de realidade do mercado jornalístico. Agradeço à Unochapecó e ao curso de Jornalismo pela oportunidade e reconhecimento, assim como os parabenizo pela organização do evento. Também, minha gratidão ao LÊ NOTÍCIAS por confiar em meu trabalho e incentivar-me a traçar caminhos desafiadores. O jornalismo impresso, feito sempre com muita paixão, e a relação com a comunidade são muito gratificantes”.

O próximo seminário será voltado à mídia online e está previsto para acontecer no próximo dia 16 de novembro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro