Close Menu

Busque por Palavra Chave

CRESCIMENTO

Produção catarinense de leite aumenta 82% em dez anos

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/01/2018 09:43
Segundo dados do Epagri/Cepa apontam que em 2017, o Estado pode ter produzido 3,4 bilhões de litros de leite (Crédito: James Tavares/Arquivo Secom) Segundo dados do Epagri/Cepa apontam que em 2017, o Estado pode ter produzido 3,4 bilhões de litros de leite (Crédito: James Tavares/Arquivo Secom)

A produção de leite vem numa crescente em Santa Catarina. Em dez anos, o Estado ampliou em 82% a sua capacidade produtiva, chegando a 3,1 bilhões de litros produzidos em 2016. No mesmo período, a produção brasileira aumentou em 32%. As expectativas são de um crescimento ainda maior para os próximos anos, focado principalmente no mercado externo.

De 2006 a 2016, Santa Catarina saltou de 1,7 bilhão de litros produzidos para 3,1 bilhão de litros, fazendo do estado o quarto maior produtor nacional de leite. E as estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) já apontam para uma produção ainda maior em 2017, o Estado pode ter produzido 3,4 bilhões de litros e o país 35 bilhões de litros de leite.

O leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina e envolve 45 mil produtores em diversos municípios do Estado. A grande bacia leiteira catarinense é a região Oeste, que responde por 75% de todo leite produzido, quase 2,4 bilhões de litros. “O setor leiteiro é um grande destaque de Santa Catarina e vem passando por grandes transformações, com o investimento em pastagens, tecnologias e genética. Ainda temos muitos desafios pela frente para que o nosso leite seja competitivo para exportação”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

A produção catarinense é bem maior do que o consumo estadual, mais da metade da produção é destinada ao abastecimento de outros Estados. A tendência é que a produção estadual continue crescendo nos próximos anos, o que deve aumentar a participação catarinense no mercado interno e ampliar as possibilidades de o Estado alcançar também o mercado externo.

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO

O leite é o terceiro produto no ranking de Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária catarinense. O faturamento do setor passou de R$ 3,5 bilhões em 2017 e representa 13% de toda receita do agronegócio catarinense. Lembrando que o Valor Bruto da Produção Agropecuária não considera o faturamento com os insumos agrícolas, transporte, agroindústrias e serviços.


Outras Notícias
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro